Fortaleza é o ponto mais conectado do mundo e responsável por quase todo o fornecimento de internet no Brasil!
Mas um projeto recente de uma usina poderia colocar em risco a banda larga de todo o país, tornando a conexão mais lenta ou, no pior dos casos, acabando com nossa internet.
No vídeo de hoje explicamos como essa construção poderia afetar nossa internet nacional, quais os riscos, como evitar e por que Fortaleza é o lugar que mais recebe conexões no mundo!
Internet por Fortaleza
A capital cearense ancora 16 cabos submarinos que conectam o Brasil a todo Continente Americano, Europa e África. Parte da infraestrutura está presente desde o ano 2000 e segue na ativa até os dias de hoje.
E por que Fortaleza? Simplesmente pela localização geográfica do Ceará, que fica na costa, bem na pontinha do Brasil, sendo o ponto mais próximo da Europa, ficando há 6 mil quilômetros de distância.
É por isso que ela é a cidade que mais recebe cabos de fibra ótica. E é por ela que os cabos domésticos são estendidos até Rio de Janeiro e São Paulo.
A Anatel diz que esses cabos que saem de lá são responsáveis por 99% do tráfego de dados no país. Basicamente, o Ceará é quem garante a interconexão do Brasil com o resto do mundo!
Ou seja, Fortaleza é um hub importantíssimo de cabos, tanto que a cidade é considerada como um dos centros de tecnologia e inovação aqui no país. São mais de 10 mil provedores oferecendo rede de dados no Ceará.