Anatel afrouxa regras de SAC para operadoras de telefonia

A Anatel aprovou, na última semana, um novo RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor). Com a aprovação do novo texto, o órgão afrouxa as regras de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas de telefonia. Agora, atendimento presencial nas operadoras é facultativo e serviço de atendimento por telefone não é 24 horas. Texto entra em vigor nove meses após publicação no Diário Oficial da União.

Com as novas regras, a Agência Nacional de Telecomunicações facilita o funcionamento das operadores de telefonia. Porém, o consumidor vai ter menos benefícios quando texto entrar oficialmente em vigor. Com o fim da obrigatoriedade do atendimento presencial, lojas físicas das operadoras de telefonia são uma decisão da empresa.

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Anatel remove regra de atendimento 24 horas

Além disso, as novas regras do RGC encerram o atendimento telefônico 24 horas de suporte ao consumidor. De acordo com o documento, o horário de funcionamento de atendimento é das 6hs às 22h. A Anatel também vai permitir que operadoras de telefonia comecem a vender serviços em modelo somente digital.

Para fechar o pacote de mudanças, a Agência Nacional vai dar liberdade às operadoras para alterar o plano do usuário automaticamente ao final do contrato. Porém, isso só pode acontecer se o plano for igual ou superior e por um preço inferior. Segundo as leis brasileiras, o texto entra em vigor nove meses após a publicação no Diário Oficial da União. Portanto, devem entrar em ação somente no ano que vem.

Durante a votação do RGC, o conselheiro Vicente Aquino tentou vetar algumas mudanças. Segundo ele, muitos usuários não sabem lidar com recursos somente digitais. Com o fim da obrigatoriedade do atendimento presencial, ele aponta que brasileiros podem enfrentar dificuldades para solucionar problemas.

Fonte: Telesintese

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