MediaTek anuncia chipset Dimensity 9300 com 8 núcleos de CPU e 12 núcleos de GPU

A MediaTek anunciou nesta semana o lançamento de um novo chipset para smartphones “topo de linha”, o MediaTek Dimensity 9300. O chip promete bom desempenho e inclui recursos para processamento de IA.

Especificações do MediaTek Dimensity 9300

O novo chipset da MediaTek é produzido com o processo de fabricação de 4 nm da TSMC e possui oito núcleos, sendo quatro núcleos Arm Cortex-X4 operando a 3,25 GHz e quatro núcleos Arm Cortex-A720 operando a até 2,0 GHz.

O MediaTek Dimensity 9300 conta com uma GPU Arm Immortalis-G720 MC12 com 12 núcleos, que também inclui suporte para ray tracing. Em jogos, a empresa promete oferecer experiências a 60 fps com ray tracing habilitado.

Ainda sobre a GPU, o desempenho com ray tracing habilitado foi melhorado em 46% quando comparado com a geração anterior do chipset.

Ela também suporta telas com resolução 4K e taxa de atualização de até 120 Hz, telas com resolução WQHD e taxa de atualização de até 180 Hz, Google Ultra HDR no Android 14, reprodução de vídeos baseados nos codecs H.264, H.265 (HEVC), VP-9 e AV1.

Para codificação de vídeos, a GPU suporta os codecs H.264 e H.265.

O chipset MediaTek Dimensity 9300 suporta memória RAM baseada no padrão LPDDR5T com velocidade de 9.600 Mbps e armazenamento baseado nos padrões UFS (Universal Flash Storage) 4.0 com MCQ (Multi-Circular Queue) para maior desempenho.

Infográfico do Dimensity 9300
Divulgação/MediaTek

Melhorias com foco em IA

Para lidar com IA, o chipset Dimensity 9300 inclui a unidade de processamento MediaTek APU 790. A MediaTek diz que esta APU foi projetada para melhorar significativamente o desempenho de IA generativa e a eficiência energética para computação de borda mais rápida e segura.

A APU 790 dobra o desempenho das operações de número inteiro e ponto flutuante, enquanto reduz o consumo de energia em 45%, o que é uma boa notícia para os usuários.

Com isso a velocidade de processamento da APU é até oito vezes mais rápida que a geração anterior do chipset da empresa, com geração de imagens em até 1 segundo usando Stable Diffusion.

A MediaTek desenvolveu a tecnologia de quantização INT4 de precisão mista, que, quando combinada com a compressão de memória NeuroPilot baseada em hardware, pode utilizar com mais eficiência a largura de banda da memória e reduzir significativamente os requisitos de memória para modelos de IA maiores.

Câmeras e conectividade

Com relação às câmeras, o chipset MediaTek Dimensity 9300 suporta configurações com sensores de até 320 MP e gravação de vídeos com resoluções 4K a 60 fps e 8K a 30 fps.

Com o processador de sinal de imagens Imagiq 990, ele suporta recursos como estabilização OIS, foco automático, IA para análise de vídeo, modo 4K cinemático e mais.

Processador de sinal de imagens Imagiq 990
Divulgação/MediaTek

Já as opções de conectividade incluem o suporte para redes 5G (Sub-6 GHz e mmWave) SA e NSA com velocidade de download de até 7 Gbps (somente Sub-6 GHz), redes 4G LTE, dois chips SIM, Wi-Fi 7 com velocidade de até 6,5 Gbps e Bluetooth 5.4.

A MediaTek confirmou em seu anúncio que os primeiros smartphones equipados com o chipset MediaTek Dimensity 9300 chegarão ao mercado até o final deste ano.

Saiba mais sobre o novo chipset aqui.

Fonte: MediaTek / Via: VideoCardz, SamMobile, GSMArena, 9to5Google

Compartilhe