A tecnologia de realidade aumentada (AR) está prestes ganhar destaque com a recente parceria entre a Meta e a MediaTek. Anunciada no Summit da MediaTek em 2023, a colaboração visa desenvolver um novo tipo de silício personalizado para os futuros óculos AR da Meta.
A ideia da Meta, uma das empresas que mais trabalha com a tecnologia de realidade aumenta, é ainda mais relevante para a empresa. Isso porque a parceria com a MediaTek pode torná-la capaz de expandir ainda mais dentro do ramo não apenas da realidade aumentada, como mista também.
A parceria surge em um bom momento para a Meta, que anteriormente utilizava silício da Qualcomm para seus dispositivos de realidade virtual e mista. A decisão de colaborar com a MediaTek, conhecida por seus SoCs (Sistemas em um Chip) de baixo consumo e alto desempenho, indica uma mudança estratégica.
MediaTek pode ajudar no desenvolvimento de tecnologias específicas
A MediaTek, por sua vez, também é conhecida na indústria pelo desenvolvimento de tecnologias que se encaixam em parâmetros compactos e com pouco espaço, essencial para dispositivos como óculos AR.
Os atuais óculos inteligentes Ray-Ban da Meta, equipados com câmera e microfone, representam apenas o início do que a empresa deseja alcançar. Com a nova geração de óculos AR, a Meta planeja integrar um display “viewfinder” que permitirá aos usuários interagir com o mundo virtual de maneiras mais imersivas, como escanear códigos QR e ler mensagens.
O desafio para a Meta e a MediaTek é criar óculos AR que não apenas ofereçam uma experiência rica em recursos, mas que também sejam esteticamente agradáveis e confortáveis para uso diário. A tendência atual mostra que os headsets de realidade mista são volumosos, mas a Meta aspira a desenvolver óculos AR mais finos e elegantes, superando as limitações de design atuais.
Via: 9to5Google, Android Central