Nova York faz testes com aerotáxis elétricos e quer transporte funcionando até 2025

A corrida rumo à mobilidade aérea sustentável ganhou um novo capítulo em Nova York. A Joby Aviation, empresa líder no setor de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), realizou o primeiro voo de um aerotáxi elétrico na cidade. O voo de demonstração partiu do Downton Heliport em Manhattan, marcando a primeira exibição do veículo em um ambiente urbano. A iniciativa faz parte de um plano mais amplo para eletrificar o heliporto, anunciado pelo prefeito Eric Adams.

Pretendemos tornar voos silenciosos e livres de emissões uma realidade acessível e cotidiana para os nova-iorquinos, ao mesmo tempo em que reduzimos significativamente o impacto do ruído dos helicópteros“, afirmou JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation. “Ao eletrificar um dos heliportos mais famosos do mundo, Nova York demonstra liderança global na adoção de viagens aéreas elétricas. Agradecemos o apoio da cidade.

A cidade de Nova York foi identificada pela Joby como um dos primeiros mercados potenciais para seus serviços, em parceria com a Delta Air Lines. O potencial da tecnologia nessa metrópole, conhecida por seu alto congestionamento de trânsito, é um dos principais fatores para a escolha.

Voos de aerotáxis devem ser regulares até 2025

Os aerotáxis elétricos podem transportar passageiros do Aeroporto JFK para o centro de Manhattan até 2025, em viagens silenciosas e sem emissões que duram cerca de sete minutos.

A Joby Aviation realizou o voo de demonstração no Downton Manhattan Heliport no domingo, marcando o primeiro voo de um aerotáxi elétrico em Nova York e a primeira vez que a empresa opera em um ambiente urbano.

A aeronave pode recarregar em cerca de cinco minutos, enquanto os passageiros desembarcam e embarcam, explicou o CEO JoeBen Bevirt. A ideia é que os viajantes reservem sua viagem de forma semelhante a um aplicativo de carona.

A empresa pretende iniciar o serviço comercial de passageiros em 2025 e está na terceira das cinco etapas de certificação com a Federal Aviation Administration (FAA).

O custo de reserva de uma viagem ainda não foi confirmado, mas a empresa já havia declarado anteriormente que provavelmente será semelhante ao de uma carona em um carro.

Fonte: Reuters | Airport Technology

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