Sam Altman é demitido e não é mais CEO da OpenAI, dona do ChatGPT

O empresário e programador Sam Altman não é mais CEO da OpenAI, empresa de inteligência artificial responsável pela plataforma ChatGPT.

O comunicado foi publicado na tarde desta sexta-feira (17) e surpreendeu o setor, já que não havia indícios de que a relação de Altman com outros diretores de alto escalão da empresa estava tão turbulenta quanto a mensagem oficial aponta.

Por que Sam Altman saiu da OpenAI?

O empresário deixa o cargo de gerente executivo após um “processo deliberação de revisão do conselho”, que considerou que Altman “não foi sincero de forma consistente em suas comunicação” com os demais diretores — ações que “atrapalharam suas habilidades de exercer as responsabilidades”.

Por “falta de confiança na habilidade” de Sam continuar liderando a OpenAI, o executivo deixa o posto de forma imediata. A atual gerente de tecnologia (GTA) da OpenAI, Mira Murati, será CEO interina até que um novo nome seja apontado de forma definitiva para o cargo.

Ainda de acordo com o comunicado, a ideia é que a próxima liderança ajude a companhia na missão de garantir que a IA beneficie toda a humanidade.

Antes presidente da aceleradora de startups Y Combinator, Altman é um dos cofundadores da OpenAI, que nasceu como uma organização sem fins lucrativos em 2015 e tinha também o empresário Elon Musk como um dos diretores.

Ela virou uma empresa a partir de 2019 e, três anos depois, revolucionou o setor da IA com o chatbot ChatGPT, hoje o nome mais conhecido da área. Recentemente, ele revelou em uma entrevista que a empresa estava atrás de novos financiamentos.

Altman era também a figura mais pública da empresa, representando os interesses da OpenAI em depoimentos sobre a regulamentação da IA e reuniões com outras marcas para licenciar modelos de linguagem — como a Microsoft, que atualmente é a principal parceira e investidora da companhia.

Fonte: OpenAI

Compartilhe