Em novo teste de lançamento, o propulsor de foguete da nave Starship da SpaceX falha e explode.
O lançamento ocorreu no último sábado (18) às 10h (horário de Brasília) na Starbase em Boca Chica, Texas.
Propulsor da Starship explode em mais um teste da SpaceX
Mais uma espaçonave Starship foi enviada ao espaço para testes de lançamento da SpaceX. Poucos minutos após o lançamento e sua separação planejada, no que eles chamam de hot stage, o propulsor Super Heavy, que elevou a nave ao espaço, explodiu ao invés de continuar sua descida planejada e pouso no mar. Outro “contratempo” é a falta de contato com a nave, que não emitiu mais nenhum sinal que pudesse ser captado pela SpaceX. Entretanto, a Starship conseguiu atingir cerca de 145 km de altura, a colocando no espaço antes da empresa perder seu sinal. A FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) confirmou o desaparecimento da nave.
Segundo postagem da SpaceX, “o propulsor passou por uma rápida desmontagem não programada” após sua separação da nave. Abaixo é possível ver um vídeo da NASA com o exato momento da explosão:
Este é o segundo teste de lançamento da SpaceX que não sai como planejado. A empresa já havia lançado em abril outro teste onde o foguete pegou fogo logo após seu lançamento e disparou detonadores para se autodestruir. Apesar dos acontecimentos deste sábado, a empresa declarou que o teste foi bem sucedido, porque seu objetivo era chegar ao espaço.
Embora possa parecer um desastre para alguns, testes com resultados semelhantes são comuns no processo científico. Com os dados coletados, segundo Lisa Watson-Morgan, líder do programa Human Landing System da NASA, haverão mais informações para continuar melhorando os sistemas da Starship para testes futuros. Este é “um grande evento de aprendizagem”, disse Morgan.
FONTE: Reuters