O que é GPT-4 Turbo, a versão mais poderosa do ChatGPT

Lançado no final de 2022, o ChatGPT é atualmente o chabot de inteligência artificial (IA) mais popular do mercado. Essa ferramenta é amplamente usada para conversas, criação de conteúdo, revisão de textos e responder perguntas sobre praticamente qualquer assunto, até mesmo por quem não é aficionado por novas tecnologias..

Apesar de já bastante impressionante, essa plataforma da OpenAI está em constante evolução e recebe melhorias frequentes, em especial a partir de novas gerações do seu modelo de linguagem natural. E o mais novo lançamento da companhia é o GPT-4 Turbo, que tem evoluções notáveis em relação aos motores de IA anteriores.

Mas você sabe exatamente o que essa atualização significa? Saiba um pouco mais sobre ela a seguir.

O que é o GPT-4 Turbo

O GPT-4 Turbo é a atualização de novembro de 2023 para o modelo de linguagem da OpenAI, que serve como “motor” do chatbot conhecido como ChatGPT e de parceiros como o Bing Chat.

Essa versão é mais esperta, potente e também econômica em relação às versões anteriores. Isso significa que ela ajuda plataformas de conversa a criarem conteúdos mais precisos e complexos, abrindo mais portas para o setor de IA generativa.

Um modelo de linguagem é um sistema formado por algoritmos de aprendizado de máquina capaz de gerar ou analisar textos em uma linguagem natural, ou seja, próxima da fala humana. O GPT-1, primeira geração do motor da OpenAI, foi lançado em 2018.

Essa aprendizagem acontece na medida em que o modelo é “alimentado” com grandes quantidades de dados — como textos inteiros de livros, artigos, sites e redes sociais, entre outros materiais.

A partir desse treinamento, ele é capaz de copiar o modo de escrita e produzir textos ou imagens inspirados no conteúdo base, de acordo com solicitações de um usuário.

O nome GPT é a sigla para Generative Pre-trained Tranformer. Esse é o modelo de linguagem da OpenIA que foca no aprendizado a partir de grandes quantidades de dados (transformativo) para a realização de um objetivo que envolve a geração de conteúdo (generativo) que só é determinado depois que ele absorveu conteúdos inteiros (pré-treinado).

As melhorias do GPT-4 Turbo

O novo motor GPT-4 Turbo tem como destaque ser treinado com dados coletados de diferentes cantos da internet até abril de 2023 — enquanto o GPT-4 comum só vai até setembro de 2021. Isso significa que ele corrige e atualiza respostas de versões anteriores, além de ser capaz de falar sobre acontecimentos mais recentes e usar argumentos mais modernos nas respostas.

A plataforma agora é capaz de entender e processar prompts de comando por até 128 mil tokens, que é a unidade de texto de modelos de linguagem. Essa é também uma evolução notável em relação aos modelos antigos, que chegavam a 32 mil tokens.

Em termos práticos, isso significa o processamento de cerca de 300 páginas de texto contra uma capacidade anterior de 3.000 palavras.

Com esse novo recurso, o ChatGPT consegue “ler” documentos grandes ou atender pedidos mais complexos e descritivos, o que significa que a entrega de conteúdo é também melhor trabalhada. O aumento dos comandos permite, por exemplo, que a plataforma lide com códigos de programação maiores para revisar ou melhorar sistemas.

Outra vantagem do GPT-4 Turbo é a sua economia. Ele é mais barato que a versão tradicional do GPT-4, já que a sua IA é capaz de “cortar caminhos” por ser mais treinada. Em números, um input para a IA custa apenas US$ 0,01 por 1 mil tokens — valor três vezes menor que a versão anterior e que pode significar a popularização da ferramenta para uso massivo.

Além disso, a versão “Turbo” facilita o caminho para que desenvolvedores construam os próprios aplicativos personalizados usando essa IA embutida. Por fim, ele também já traz incorporado em seu funcionamento recursos antes em fase experimental.

Isso inclui a possibilidade de fazer inputs via comandos de voz, usar imagens como recursos do prompt e pedir ilustrações ou modificações para o DALL-3, que é a mais avançada ferramenta de imagens da OpenAI. 

Como usar o GPT-4 Turbo

Por enquanto, o GPT-4 Turbo é um modelo de linguagem ainda em fase de testes e, até o fim de novembro de 2023, só está disponível via API para desenvolvedores interessados em alimentar chatbots diretamente com essa tecnologia.

Nas próximas semanas, a OpenAI deve liberar uma versão do ChatGPT já atualizada com o motor melhorado, mas esse recurso deve ser restrito apenas para assinantes do GPT Plus, que é a versão paga da ferramenta atualmente sem novos cadastros liberados.

Fontes: OpenAI, Forbes

Compartilhe