O presidente Vladimir Putin declarou na última sexta-feira (24) que o Ocidente não “deveria ser autorizado a desenvolver um monopólio na esfera da inteligência artificial (IA)” e que a Rússia deve se atentar para melhorar o seu jogo dentro deste segmento.
As declarações do líder russo foram realizadas durante uma conferência sobre IA em Moscou, onde ele também falou sobre as ambições e estratégias do país para desenvolver a tecnologia.
Rússia na corrida para desenvolver tecnologias de inteligência artificial
Sim, só se fala sobre ela, a tal da Inteligência Artificial. A “corrida armamentista” para liderar as inovações de IA foi iniciada há pouco tempo, mas tem evoluído de maneira exponencial, ainda mais quando se trata de IA generativa. Segundo a Reuters, a China e os Estados Unidos lideram o desenvolvimento da IA, mas a Rússia não está tão feliz com esse cenário.
Moscou também tem ambições de ser uma potência de IA, mas os seus esforços foram prejudicados devido à guerra na Ucrânia, que levou muitos especialistas a deixar o país e desencadeou sanções ocidentais que impediram as importações de alta tecnologia do país.
Putin falou sobre essa questão durante uma conferência de IA em Moscou ao lado do CEO do Sberbank, German Gref. Segundo Putin, tentar proibir a IA é impossível, apesar das consequências éticas e sociais por vezes preocupantes das novas tecnologias. “Você não pode proibir algo – se proibirmos, então isso se desenvolverá em outro lugar e ficaremos para trás”, disse Putin.
O presidente russo também advertiu que alguns sistemas ocidentais de pesquisa online e modelos generativos ignoram ou até cancelam a língua e a cultura russas. Tais algoritmos ocidentais, disse ele, pensam essencialmente que a Rússia não existe. “É claro que o monopólio e a dominação de tais sistemas, de tais sistemas estranhos, são inaceitáveis e perigosos”, disse ele.
Com os cortes de cooperação internacional devido às sanções ocidentais e mobilização para a guerra que a Rússia trava contra a Ucrânia, os investimentos nesse campo não foram muitos, com isso o país não está próximo de liderar esse segmento da tecnologia.
“Em todas as esferas da nossa vida, a humanidade iniciou um novo capítulo da sua existência”, disse Putin sobre a IA, acrescentando que a Rússia precisa de melhorar o seu jogo na IA, tanto em ambições como em execução. “Num futuro muito próximo, como um dos primeiros passos, será assinado um decreto presidencial e será aprovada uma nova versão da estratégia nacional para o desenvolvimento da inteligência artificial”, disse Putin na conferência.
Putin espera que a nova estratégia traga mudanças significativas, incluindo “expandir a pesquisa fundamental e aplicada no campo da inteligência artificial generativa e de grandes modelos de linguagem”.
Com os novos planos quanto à IA, o líder russo espera que o país tenha progresso e os agentes deste segmento de tecnologia possam ter acesso a melhores condições para se desenvolver dentro do setor.
FONTE: Reuters