Google vai deletar contas inativas do Gmail a partir desta semana; saiba como evitar

O Google anunciou em maio que começaria a excluir contas inativas até o final deste ano, e finalmente chegou a hora. A partir da próxima sexta-feira (1º), o Google começará a excluir contas que estiverem inativas há dois anos.

O Google não excluirá todas as contas elegíveis de uma só vez, mas sim de forma faseada. Começará com contas que foram criadas, mas nunca usadas novamente, antes de começar a excluir contas que não foram logadas ou usadas nos últimos dois anos.

Uma vez que uma conta é excluída, os dados de todos os serviços e plataformas do Google, incluindo Gmail, Docs/Sheets/Slides, Drive, Meet e Calendar, desaparecerão. Seu perfil do YouTube também será excluído, a menos que você tenha enviado vídeos em sua conta do YouTube.

O Google tem enviado notificações para os e-mails primários e de recuperação de usuários inativos nos últimos meses, lembrando-os da próxima exclusão de contas inativas, mas se você perdeu essas notificações e tem uma conta antiga do Google que não deseja perder, basta fazer login nela agora para mantê-la segura por mais dois anos.

Como manter a conta do Google ativa

  • Ler ou enviar um e-mail
  • Usar o Google Drive
  • Assistir a um vídeo do YouTube
  • Compartilhar uma foto
  • Baixar um aplicativo
  • Usar a Pesquisa Google
  • Usar o login com o Google para entrar em um aplicativo ou serviço de terceiros

Nem todas as contas inativas serão excluídas

O Google afirma que contas que foram usadas para se inscrever em sites e assinaturas (incluindo uma assinatura do Google One) não serão excluídas, mesmo que os usuários não tenham usado ativamente essas contas para serviços e plataformas do Google nos últimos dois anos. Finalmente, contas configuradas por meio de seu trabalho, escola ou outra organização também estão seguras.

Google Fotos precisa ser acessado separadamente para evitar exclusão

Se você tiver feito backup de fotos e vídeos no Google Fotos, será necessário fazer login no Google Fotos para evitar a exclusão de seus dados. O simples login em sua conta em outros serviços do Google não protegerá seus dados do Google Fotos. Você deve visitar o Google Fotos na web ou através de seu aplicativo móvel para garantir que possa continuar a usá-lo, e isso deve ser feito pelo menos uma vez a cada dois anos.

Fonte: Google

Compartilhe