HDR em games: O que é, como usar e qual monitor escolher

Desenvolvedores e novos consoles estão sempre atualizando suas tecnologias para dar aos gamers uma física mais realista, cores muito mais próximas da realidade, brilhos e reflexos que fazem sentido na cena e renderizações fluídas para que o jogador fique imerso durante a jogatina.

Mas termos como HGiG e HDR Gaming sempre aparecem por aí e muitas pessoas sequer ligam essas opções ou nem veem diferença na imagem quando utilizam essas configurações. Então será que o HDR em games e o HGiG realmente fazem diferença quando você está jogando?

Será que a TV entrega mais brilho, contraste e fidelidade de cores do que os monitores gamers? Quem se beneficia mais, o gamer de PC ou o gamer de console? 

Hoje a gente vai falar sobre como os padrões de imagem podem mudar sua experiência nos games e entender de vez por todas o que são esses termos que muitas vezes aparecem nas notícias e especificações.

O que é HDR?

HDR significa High Dynamic Range, e está diretamente ligado à fidelidade da imagem em relação ao que o olho humano vê. Se HD, 4K e 8K são uma referência pra resolução (já que representam o número de pixels na tela), o HDR é uma referência ao alcance dinâmico em uma cena, medido pelo nível de brilho, à gama de cores e ao nível de contraste que o display é capaz de reproduzir.

O HDR não é um padrão único. Na verdade, existem vários tipos de HDR e seu “desempenho” depende dos recursos do seu monitor ou da TV. Temos o HDR10 (que é o padrão), HDR10+ e Dolby Vision, por exemplo.

O que importa é o HDR Gaming, que está presente nos consoles recentes e que gradualmente se tornou mais e mais popular em jogos para PC.

Os jogos HDR se tornaram uma forte tendência na indústria porque prometem melhorar a experiência do jogador, mas até hoje muita gente ainda diz que a fidelidade de imagem nos games deveria ser ainda melhor.

Compartilhe