A cidade de Detroit, nos Estados Unidos, inaugurou a primeira via com carregamento de carros elétricos por indução. O trecho de 402 metros, localizado na rua 14, no bairro de Corktown, é um projeto-piloto que visa testar a tecnologia no mundo real.
O objetivo do projeto é avaliar o desempenho da tecnologia, a segurança e a viabilidade econômica de sua implantação em larga escala. Se for bem-sucedido, o projeto pode ajudar a ampliar a rede de recarga para veículos elétricos e reduzir as barreiras para a adoção dessa tecnologia.
A tecnologia de recarga sem fio funciona por meio de um campo magnético induzido. Bobinas de cobre instaladas abaixo da superfície da via geram um campo magnético que é captado por receptores instalados nos veículos elétricos. O campo magnético induz uma corrente elétrica nos receptores, que carrega a bateria do veículo.
O veículo não precisa estar em movimento para ser recarregado. O carregamento também pode ser feito com o veículo parado ou estacionado. No entanto, para o projeto-piloto em Detroit, os veículos só podem ser recarregados em movimento.
O projeto é uma parceria entre o governo do estado de Michigan e a empresa Electreon, uma empresa de tecnologia israelense que desenvolve sistemas de recarga sem fio para veículos elétricos. A Electreon também forneceu os receptores instalados nos veículos de teste.
A van Ford Transit é o primeiro modelo a ser usado no projeto-piloto. A Ford está trabalhando para desenvolver outros modelos de veículos elétricos compatíveis com a tecnologia.
O projeto-piloto em Detroit é um passo importante para o desenvolvimento da tecnologia de recarga sem fio para veículos elétricos. Se for bem-sucedido, o projeto pode ajudar a tornar os veículos elétricos mais acessíveis e populares.
Prós e contras da rua com carregamento
O projeto-piloto em Detroit é uma iniciativa promissora que pode ajudar a ampliar a rede de recarga para veículos elétricos. A tecnologia de recarga sem fio tem o potencial de tornar a recarga de veículos elétricos mais conveniente e eficiente.
No entanto, ainda existem alguns desafios que precisam ser superados antes que a tecnologia possa ser implantada em larga escala. Um dos desafios é o custo da implantação da infraestrutura. As bobinas de cobre instaladas abaixo da superfície da via podem ser caras.
Outro desafio é a segurança. A tecnologia de recarga sem fio deve ser segura para pessoas, animais e outros objetos.
Apesar dos desafios, o projeto-piloto em Detroit é um passo importante no desenvolvimento da tecnologia de recarga sem fio para veículos elétricos. Se for bem-sucedido, o projeto pode ajudar a tornar os veículos elétricos mais acessíveis e populares.
Fonte: CBS