Galaxy AI será o nome da inteligência artificial na linha de celulares da Samsung

A plataforma de inteligência artificial da Samsung que vai estrear na linha de celulares da empresa no ano que vem já tem um nome. Segundo os especialistas em vazamentos Revegnus e Ice Universe, o serviço será chamado de Galaxy AI.

A informação surgiu inicialmente a partir de uma imagem postada por Ice Universe, contendo o que parece ser um teaser sobre o recurso. O texto indica que “uma nova era de Galaxy AI está chegando”.

Em um comentário sobre essa publicação, Revegnus listou o que ele acredita ser a descrição da tecnologia. “Samsung: Galaxy AI é uma experiência abrangente de IA para o mobile que inclui tecnologias de IA no dispositivo desenvolvidas pela Samsung, além de tecnologias implementadas através de colaborações abertas com líderes do setor”, diz o perfil.

De acordo com rumores cada vez mais fortes, a família Galaxy S24 de smartphones (que deve incluir os modelos Galaxy S24+ e Galaxy S24 Ultra) será apresentada ainda em janeiro de 2024, chegando às lojas no final do mesmo mês.

O que esperar da Galaxy AI?

Caso esse seja mesmo o nome adotado pela fabricante sul-coreana, a escolha não é exatamente uma surpresa: ela de fato costuma concentrar funções sob o guarda-chuva do nome Galaxy, com poucas exceções com a assistente pessoal Bixby. O modelo de linguagem generativo dela, por outro lado, foi batizado como Gauss.

Como já confirmou a própria Samsung, o Galaxy S24 deve ser um dos primeiros smartphones do mercado “pronto para a IA”. Isso significa que o dispositivo terá recursos inéditos envolvendo o setor, vários deles rodando dentro do próprio dispositivo.

Como a descrição de Revegnus aponta, algumas funcionalidades serão terceirizadas — o que significa que elas podem envolver outros modelos de linguagem, como o GPT (OpenAI) ou o Gemini (Google).

Os recursos podem incluir tradução em tempo real de chamadas, chatbot avançado para gerar conteúdo ou responder perguntas e edições mais complexas em fotos e vídeos. O Google Pixel 8 Pro já trouxe alguns recursos parecidos, mas a Samsung pretende virar a referência no setor.

Fonte: Ice Universe/X

Compartilhe