O mensageiro WhatsApp apresentou um novo recurso de privacidade nesta quinta-feira (7). A partir de agora, é possível enviar para seus contatos mensagens de voz que somem depois de serem escutadas uma única vez.
O recurso é ideal para o envio de conteúdos sigilosos ou pessoais, sejam mensagens particulares demais ou então detalhes como dados pessoais de alguém. Como exemplos, a plataforma cita momentos em que é necessário “informar os dados do seu cartão de crédito para um amigo ou quando estiver planejando uma surpresa”.
A novidade ficou em fase de testes para dispositivos Android e iOS durante algum tempo, mas parece ter sido aprovada pela companhia. O recurso será disponibilizado simultaneamente para ambas as plataformas móveis.
Como o WhatsApp protege seus áudios
Todo o conteúdo é eliminado da conversa após a primeira reprodução e fica protegida mesmo antes de ser escutada graças à criptografia de ponta-a-ponta da plataforma.
O usuário fica sabendo que aquele áudio é “autodestrutivo” de acordo com um ícone em forma do número “1” que aparece ao lado do recado. Esse é o mesmo mecanismo já implementado pelo WhatsApp com fotos e mensagens de texto.
De acordo com a companhia, o recurso será lançado globalmente nos próximos dias, o que significa que a atualização pode não chegar simultaneamente para todos os usuários.
Recentemente, a plataforma também apresentou como mecanismos de segurança a possibilidade de ocultar conversas com o uso de uma senha, a autenticação da conta usando o email e a opção para ocultar o seu IP durante uma chamada.
A novidade funciona até mesmo caso o destinatário da mensagem esteja em uma versão mais antiga do WhatsApp. Ainda assim, é recomendável que você atualize o seu aplicativo para ser capaz de fazer o envio desse tipo de áudio temporário também.
Para mais informações sobre como essa nova proteção de áudios que só podem ser ouvidos uma vez funciona, basta acessar a Central de ajuda do WhatsApp.
Fonte: Blog do WhatsApp