Criador do MP3 lança sistema imersivo de fones de ouvido na CES 2024

A Brandenburg Labs, empresa alemã de tecnologia fundada por um dos inventores do formato MP3, vai apresentar uma nova tecnologia na CES 2024. A novidade é uma experiência imersiva de áudio que pretende revolucionar as formas de se ouvir música.

A tecnologia foi batizada de Brandenburg Labs Audio Augmented Reality Headphone System, ou simplesmente Audio AR System. Em vez de ser um aparelho, ele é um recurso que pode ser incorporado por fones de ouvido para garantir realismo e imersão.

De acordo com a Brandenburg Labs, a ideia é “recriar ambientes acústicos reais usando fones de ouvido para uma nova e realista experiência de escuta em que o som virtual é integrado de forma imperceptível”. Em outras palavras, você pode ouvir shows e sentir que está no local, ou que a banda está tocando de verdade perto de você.

Ainda não há detalhes sobre como exatamente esse sistema funciona (a Realidade Aumentada do nome não é a mesma de telas virtuais para experiências como Pokémon GO, por exemplo) e nem se alguma fabricante já está interessada nele. Uma versão para testes dessa tecnologia estará disponível durante a Consumer Electronics Show do ano que vem.

A CES 2024 acontece entre os dias 9 a 12 de janeiro do ano que vem e promete uma série de novidade de marcas de todos os tamanhos. A Samsung, por exemplo, vai exibir novas TVs e algumas soundbars. A montadora Honda planeja exibir um carro elétrico de disponibilidade global, enquanto a AOC vai lançar em parceria com a Porsche Design um monitor de 49 polegadas.

Criador do MP3?

O professor alemão Karlheinz Brandenburg é tido como o grande responsável pelo formato de áudio MP3, que revolucionou o mercado.

A equipe dele criou um arquivo de música com uma qualidade tida como ideal para o consumidor tradicional, ao mesmo tempo em que é compacta o suficiente para ocupar pouco espaço de armazenamento.

O protótipo do primeiro Mp3 Player.
(Fonte da imagem: Divulgação/Fraunhofer Institute)

O invento de Karlheinz foi oficializado em julho de 1995, com taxa de compressão padronizada em 128 Kb/s e um arquivo cerca de 90% mais leve que outros formatos similares.

Fonte: Brandenburg Labs

Compartilhe