Bill Gates, cofundador da Microsoft, elogiou a natureza “revolucionária” da Inteligência Artificial (IA) e seu potencial impacto no mundo. Na terça-feira (19), ele publicou um extenso post de seis páginas em seu blog, delineando suas previsões para o impacto futuro da tecnologia na saúde, educação e na força de trabalho.
Gates previu que o desenvolvimento da IA estava prestes a “turbinar” o pipeline de inovação. “A inovação é a razão pela qual nossas vidas melhoraram tanto no último século“, escreveu ele. “Da eletricidade e carros à medicina e aviões, a inovação tornou o mundo melhor.“
O empresário sugeriu que países de alta renda, como os Estados Unidos, estavam a cerca de 18 a 24 meses de adotar significativamente a IA. Enquanto previu um atraso quando se tratava do uso geral da tecnologia em países africanos, ele disse esperar ver níveis semelhantes de adoção em cerca de três anos.
Veja: Bill Gates elogia SUS e diz que Brasil é exemplo para o mundo
Bill Gates acredita na inteligência articial no trabalho
Bill Gates afirmou em seu post que 2023 marcou a primeira vez em que ele usou a IA no trabalho ou para “razões sérias”. Em comparação com anos anteriores, o mundo tem uma melhor compreensão de quais empregos a IA será capaz de realizar sozinha e “quais ela servirá como copiloto”, disse Gates.
Numerosos estudos realizados este ano tentaram identificar quais habilidades e setores seriam mais impactados pela IA avançada. Já existem evidências de que usar a tecnologia como copiloto no trabalho pode ajudar os funcionários a se destacarem.
Veja: Bill Gates vislumbra um futuro de trabalho de 3 dias com o avanço da tecnologia
Várias empresas desenvolveram ferramentas internas de IA para impulsionar os funcionários, enquanto outras incentivam os trabalhadores a usar tecnologia disponível publicamente.
No post, Gates reconheceu que não tinha tudo resolvido quando se tratava de IA no ambiente de trabalho. “Se você ainda não descobriu como fazer o melhor uso da IA, não está sozinho“, escreveu ele, acrescentando que velhos hábitos são difíceis de quebrar no trabalho.
Inteligência artificial pode ajudar na saúde afirma Bill Gates
Gates também enumerou várias questões médicas que cientistas ao redor do mundo estão tentando responder usando a IA. Ele disse que o trabalho era ambicioso e em estágio inicial de desenvolvimento. Gates acreditava que a maior parte não emergiria no próximo ano e algumas talvez nem saíssem do laboratório. Ele afirmou que o trabalho estava preparando o terreno “para um grande boom tecnológico ainda nesta década.”
Alguns dos projetos mencionados por Gates estavam tentando usar a IA para combater a resistência a antibióticos, tratar gravidezes de alto risco e ajudar as pessoas a avaliarem seu risco de HIV.
A fundação sem fins lucrativos de Gates, a Bill & Melinda Gates Foundation, que ele administra com sua ex-esposa, doou bilhões de dólares para pesquisa médica em todo o mundo. O trabalho da fundação tem se concentrado particularmente na pesquisa, desenvolvimento e entrega de vacinas aos países mais pobres do mundo.
IA na Educação
Gates havia previsto anteriormente que a IA poderia transformar a educação nos próximos cinco a dez anos, entregando conteúdo adaptado ao estilo de aprendizado de um estudante. Ele sugeriu que a IA poderia envolver os estudantes, aprendendo o que os motiva e o que os faz perder o interesse em determinadas matérias.
Embora tenha dito que os professores provavelmente não se tornariam obsoletos, eles podem precisar se adaptar à nova tecnologia.
Em seu post mais recente, Gates chamou as ferramentas de educação de IA que estão sendo testadas hoje de “surpreendentes”. Ele descreveu ferramentas como Khanmigo e MATHia como notáveis e previu que melhorariam nos próximos anos.
Gates disse estar entusiasmado com a possibilidade de localizar a tecnologia para estudantes ao redor do mundo, apontando para tutores de IA projetados com contextos culturais específicos em mente.
Fonte: Gates Notes