O que está acontecendo com a Netflix? Problemas no 4K, Dolby Vision e codecs

Já fazem quase 4 meses que a Netflix no Brasil está sem Dolby Vision, com vários momentos sem conteúdo em 4K e até mesmo sem HDR. Desde outubro de 2023, suários têm reclamado nas redes sociais e até mesmo no site Reclame Aqui sobre a ausência dessas funcionalidades nas TVs compatíveis.

Em nossos testes no Mundo Conectado, percebemos que apenas alguns conteúdos nacionais voltaram a ser disponiblizados com Dolby Vision. Entretanto, vários outros conteúdos ainda apresentam resoluções, codecs e tecnologias diferentes do proposto.

Entramos em contato com a Netflix no Brasil e outras fontes próximas à empresa para entender o que está acontecendo com a plataforma e o motivo da instabilidade do serviço.

Entenda o problema

Desde o dia 18 de outubro, a Netflix não vem exibindo mais filmes e séries em Dolby Vision. Ao abrir algum filme que até então era compatível com a tecnologia, a TV mostra um selo HDR no topo direito.

Quando você acessa as configurações da TV, vai ver que ela está no modo padrão, não está no modo Dolby Vision, em qualquer variação de Dolby Vision. Dessa forma, não é só que ela não está mostrando o logo do Dolby Vision, mas sim que não está conseguindo usar o codec de imagem, o HDR dinâmico com metadados do Dolby Vision.

O que você perde

Isso acaba gerando um problema de qualidade de imagem já que com o HDR10, você tem um formato de HDR estático, com metadados estáticos. Ou seja, em um filme que tem 2 horas de duração, ele calcula uma única vez o brilho, contraste, cores e ajusta o HDR de uma única vez para todo o filme.

Já com o Dolby Vision, temos um HDR dinâmico com metadados, ajustado cena a cena, quadro a quadro. Isso resulta em um ajuste muito mais preciso de cores, brilho e contraste.

O Dolby Vision foi adotado pela Netflix desde 2016, e foi alardeado pela empresa como um diferencial em suas comunicações.

Ainda não se sabe se esse problema tem alguma ligação com o corte dos planos básicos, se isso é uma redução de custos, ou se é só um bug da plataforma.

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