Apple quer adicionar IA generativa em apps como Pages e Keynote

Após o sucesso de IAs generativas como o ChatGPT a Apple revelou estar trabalhando em uma inteligência artificial própria. Como relatado pelo Mark Gurman, da Bloomberg, a fabricante planeja oferecer ferramentas para seus funcionários e desenvolvedores, mas também planeja adicionar recursos exclusivos para seus aplicativos.

Gurman destaca que a Apple está planejando lançar seus recursos de IA durante a Worldwide Developers Conference em junho. As novidades estão sendo feitas no modelo de linguagem Ajax interno da fabricante e deve ser parte do iOS 18.

O jornalista afirma que atualmente a empresa está querendo adicionar recursos de IA generativa em apps de produtividade, como Pages e Keynote. Além disso, ela deve implementar uma IA em serviços como o Apple Music — que promete melhorar a geração de playlists.

Com sua inteligência artificial a Apple pretende realizar uma reformulação na Siri.

Para desenvolvedores a empresa deve lançar uma nova versão do Xcode e outras ferramentas de programação com recursos de IA para conclusão de código. Gurman afirma que a Apple pretende usar IA para melhorar o atendimento do AppleCare.

Arte da Apple Siri
Divulgação Apple

Apple está bem atrasada no mercado de IA

Apesar dos planos da Apple em lançar recursos de IA ainda em 2024, Mark Gurman destaca que a Maçã está bem atrasada nesse segmento. Para comparação, a Microsoft e Google já oferecem recursos de IA faz anos e o ChatGPT já está dominando o mercado de IA generativa há cerca de dois anos.

O jornalista destacas que os recursos de IA e IA generativa da fabricante deve ser totalmente dimensionado apenas em 2025.

O principal problema para a Apple é que a Samsung deve lançar a linha Galaxy S24 focada em IA já neste mês de janeiro. Gurman destaca que a sul-coreana deve fazer “tudo o que puder para destacar essa deficiência (da Apple) ao mercado nos próximos meses.”

Fonte: Bloomberg

Compartilhe