A tradicional marca Fossil de relógios vai abandonar de vez o setor de smartwatches. A própria companhia confirmou a mudança estratégica após uma reportagem do site The Verge.
A empresa era uma das mais ativas no lançamento de dispositivos com o sistema operacional Wear OS, da Google. Entretanto, a última geração dela foi a sexta, lançada em 2021, que recebeu ao longo dos meses algumas edições especiais como parte da família Wellness.
No final de 2023, alguns rumores começaram a surgir sobre o fim do lançamento de relógios inteligentes pela marca — o que só se confirmou agora por parte da empresa.
Por que a Fossil vai sair do mercado de smartwatches?
De acordo com o comunicado oficial da porta-voz do grupo, Amanda Castelli, a mudança é um “redirecionamento de recursos”. Todos os esforços da companhia serão direcionados para outros produtos da marca que geram mais receita, incluindo a já tradicional linha de relógios de pulso.
Veja o comunicado completo:
“Na medida em que o cenário dos smartwatches evoluiu significativamente ao longo dos últimos anos, nós tomamos a decisão estratégica de sair do segmento de relógios inteligentes.
O grupo Fossil está redirecionando recursos paa apoiar nosso núcleo forte e os segmentos centrais de nosso negócio que continuar a garantir oportunidades fortes de crescimento para nós: criar e distribuir relógios, joias e acessórios de couro tradicionais e empolgantes sob as nossas marcas licenciadas”.
Fundada em 1984, a Fossil entrou no segmento de smartwatches em 2015. No período, a plataforma da Google ainda se chamava Android Wear.
Em 2019, a Fossil se destacou no setor a ponto de chamar a atenção da Google. A empresa adquiriu uma tecnologia e uma equipe inteira para o seu próprio departamento de relógios inteligentes.
Além dos lançamentos pontuais, a companhia chegou a apresentar em 2022 um modelo híbrido com oxímetro. No ano seguinte, ela registrou uma queda brusca de rendimentos, possivelmente levando a marca a tomar essa decisão.
De acordo com a Fossil, os modelos atualmente no mercado terão suporte garantido “pelos próximos anos”, o que não significa necessariamente que eles ainda serão atualizados.
Fonte: The Verge