TIM aumentará preços de planos e vai rever oferta de streaming grátis

A operadora TIM anunciou mudanças nos planos de telefonia móvel para 2024. A medida foi informada em uma conferência da companhia após a divulgação dos resultados financeiros da empresa no ano passado.

Segundo o site Telesíntese, o objetivo da TIM é fazer um reajuste nas mensalidades que vai afetar diretamente os planos pós-pagos. A aplicação dos novos valores começa no segundo trimestre, ou seja, a partir de abril de 2024. Os novos preços ainda não foram revelados.

Planos pré-pagos não passarão por um aumento no preço nesta primeira etapa, mas provavelmente não ficarão imunes à mudança. Até o fim do ano, a TIM deve observar “a reação dos clientes e da concorrência” e então tomar uma decisão sobre o reajuste.

Outra mudança planejada pela TIM é a “revisão” dos benefícios garantidos aos clientes. Em vez de serviços que permitem o uso de determinados aplicativos gratuitamente, sem controle de franquia, ela vai buscar “benefícios que tenham menos impacto sobre as margens de lucro”.

Isso significa que plataformas de streaming de vídeo, por exemplo, não devem mais ser ofertadas como bônus sem custo por consumo. Nem todos os parceiros devem ser retidados, entretanto, tanto por motivos estratégicos quanto contratuais — a TIM renovou há pouco tempo a parceria com a Deezer.

Novas parcerias recém-estabelecidas incluem ainda o serviço Apple One, internet para voos das companhias aéreas Gol e Latam, roaming internacional e test drive do 5G.

Outro ponto que será foco do planejamento da operadora é a busca por clientes de classes mais altas, dispostos a pagar mais caro por planos com um maior número de benefícios.

Números positivos para a TIM

Apesa dos planos de aumentar os preços, os resultados financeiros da TIM não foram nada preocupantes. A companhia encerrou 2023 com 61,2 milhões de clientes de telefonia móvel — uma queda de 2% em relação ao ano anterior, mas com alta na quantidade de pessoas migrando para o pós-pago.

Além disso, ela teve R$ 23,8 bilhões em rendimento e um lucro de R$ 2,7 bilhões ao longo do ano. Boa parte do aumento da receita média foi consequência de uma elevação no preço dos planos pós-pagos realizada em 2023.

A concorrente Claro também apresentou uma reformulação nos preços e benefícios dos planos pós-pago e controle recentemente.

Fonte: Telesíntese

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