A Microsoft anunciou hoje a disponibilidade do Windows 11 build 26052 para os participantes do Programa Windows Insider nos canais Dev e Canary no Windows Update.
A principal novidade nesta versão de testes do Windows 11 é o suporte para o comando Sudo.
Outro detalhe é que o número do build varia dependendo do canal escolhido: 26052.1100 no canal Dev e 26052.1000 no canal Canary.
Windows 11 versão 24H2 é confirmado
em documento oficial da Microsoft
Sudo no Windows 11 build 26052
Como mencionado no início do post, a principal novidade no Windows 11 build 26052 é o suporte para o comando Sudo.
Assim como em distribuições do Linux, o comando Sudo basicamente permite que os usuários executem certas tarefas com privilégios administrativos a partir do prompt de comando.
A Microsoft diz que o comando Sudo pode ser configurado no Windows para ser executado de três formas diferentes: em uma nova janela, com entrada desativada e embutido.
Com a opção “nova janela”, uma nova janela do prompt de comando será aberta com privilégios elevados para execução do comando desejado.
No caso da opção com entrada desativada, o comando com privilégios elevados será executado com seu stdin fechado na janela a partir da qual você acionou a elevação. Não será possível interagir com o processo elevado.
Já com a opção embutido o comando com privilégios elevados será executado integrado na mesma janela a partir da qual você acionou a elevação. Este modo é similar à experiência oferecida em outras plataformas.
Para habilitar o suporte para o comando Sudo no Windows 11 build 26052, primeiro abra o aplicativo Configurações, navegue até a categoria Sistema e clique em Para desenvolvedores.
Em seguida basta habilitar a opção como mostrado na imagem abaixo:
O vídeo abaixo oferece mais detalhes sobre o suporte para o comando Sudo no Windows 11 e mais detalhes técnicos podem ser encontrados no blog da Microsoft para desenvolvedores.
Outras novidades
A nova versão de testes do Windows 11 agora permite que os usuários controlem e ajustem perfis de áudio, som ambiente e mais para dispositivos Bluetooth.
A Microsoft destaca que a disponibilidade dos perfis de áudio pode variar dependendo do modelo do dispositivo Bluetooth utilizado.
Além disso, o Windows 11 build 26052 ganhou um novo utilitário para teste de microfone. Ele pode ser acessado acessando a categoria Som no aplicativo Configurações:
Microsoft Copilot x Copilot Pro:
quais as diferenças?
Outras novidades nesta versão de testes do Windows 11 incluem o suporte para criação de arquivos nos formatos .7z e .tar no Explorador de Arquivos, melhorias no Copilot e mais.
Com relação aos bugs corrigidos, a lista inclui um que faz com que a tela pareça travada em sistemas com mais de um monitor e um que faz com que a instalação falhe com o erro 0x80188306.
Fonte: Microsoft