A Amazon está implementando mudanças de “segurança” no sistema operacional Fire TV que restringem a execução de alguns apps. A medida vem causando polêmica pela falta de transparência e prejuízo à experiência do usuário.
A empresa parece estar bloqueando a capacidade de realizar comandos no Fire TV através de apps por meio de ADB (Android Debug Bridge). Segundo especialistas, isso impede ações executadas localmente e pode comprometer o funcionamento de emuladores e apps específicos.
TVs da Panasonic terão o Amazon Fire TV como sistema operacional
Amazon defende que mudança melhora os apps no Fire TV
A Amazon sustenta que a medida foi tomada para melhorar a segurança dos dispositivos, mas o argumento levanta questionamentos. Afinal, os usuários já possuem mecanismos de controle de permissões e instalar apps no Fire TV demanda consentimento. Para muitos, o bloqueio parece mais uma manobra para dificultar a instalação de apps não-oficiais.
O bloqueio também levanta suspeitas de que a Amazon esteja trabalhando para forçar a transição para outro sistema. A empresa já desenvolve um novo sistema, o Vega OS, que não teria base no Android. Essa restrição de funções ajudaria a justificar a necessidade de mudança para muitos usuários.
Amazon anuncia IA generativa para carros e atualizações de seus produtos na CES 2024
O resultado foi uma resposta morna de um representante da Amazon que apenas afirma que a empresa está “ciente dos relatos” dos problemas causados. O assunto promete mais desdobramentos já que a mudança impacta diretamente a experiência dos usuários de Fire TV.
Fonte: AFTVNews