Sonda americana Odysseus pousa no polo sul da Lua

A sonda americana Odysseus pousou, nesta semana, no polo sul da Lua. De acordo com informações da empresa Intuitive Machines, responsável pela sonda, a posição é a região mais ao sul que uma sonda já conseguiu chegar no satélite natural.

Nas redes sociais, a companhia celebrou o feito da sonda americana Odysseus. Além disso, também compartilhou uma imagem capturada pela sonda, enquanto realizada a descida. “Odysseus mandou imagens de sua descida vertical da superfície lunar no ponto de pouso Malapert A“.

Sonda americana Odysseus pousa no polo sul da Lua

Do mesmo modo, a NASA publicou imagens da sonda americana Odysseus na região sul da Lua. O local está sempre coberto por sombras e é considerado um local de estudos valioso, pois pode ser rico em compostos e conter até mesmo água.

Após concluir o pouso, a Intuitive Machines se tornou a primeira empresa privada americana a conseguir realizar o pouso no satélite natural. De acordo com a companhia, a sonda americana Odysseus vai continuar realizando o registro de imagens até os painéis solares deixarem de funcionar.

Enquanto o rover Perseverance trabalha em Marte, a NASA quer levar a humanidade novamente à Lua com a missão Artemis. O pouso da sonda americana Odysseus na região mais ao sul é um feito histórico importante, pois abre novas possibilidades de estudo.

Recentemente, pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA) encontraram água em Marte e também matéria orgânica. Vamos acompanhar os trabalhos da Intuitive Machines e ver se eles também realizam alguma descoberta importante na região.

Mesmo que o trabalho da sonda americana Odysseus esteja previsto para encerrar ainda esta semana – devido a ausência de luz do polo sul – o feito é importante, ampliando as possibilidades de exploração da Lua.

A nave transporte instrumentos científicos da NASA, sendo considerado um dos passos da missão Artemis, que vai levar a humanidade de volta até a Lua. A NASA inclusive já escolheu os tripulantes da Artemis II e a missão deve acontecer no ano de 2025.

Fonte: Folha Pernambuco

Compartilhe