Nikon compra fabricante Red de câmeras de alta resolução para cinema

A Nikon anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (7), a aquisição da RED, uma fabricante de câmeras de ponta para a indústria do cinema. Por enquanto, o valor da compra não foi revelado por nenhuma das partes. Também não há informações se a RED vai passar por algum processo de reestrutura, após a finalização da aquisição.

A companhia de câmeras de alta qualidade para o cinema passou por momentos complicados nos últimos anos, devido às mudanças na indústria do cinema. Com fundação em 2005, a empresa possui cerca de 220 funcionários e suas câmeras foram utilizadas em filmes e séries como Capitã Marvel, Peaky Blinders e também o sucesso Round 6.

unir a história da Nikon em desenvolvimento de produtos, know-how em processamento de imagem e tecnologia óptica com as tecnologias premiadas e revolucionárias das câmeras digitais da RED

Jarred Lang – RED CEO

Nikon compra RED, fabricante de câmeras de cinema
CRÉDITOS: RED

Nikon e RED se unem, mas no passado já se processaram

Apesar do presidente da RED, Jarred Lang, afirmar que a parceria estratégica vai “unir a história da Nikon em desenvolvimento de produtos, know-how em processamento de imagem e tecnologia óptica com as tecnologias premiadas e revolucionárias das câmeras digitais da RED“, a própria RED já processou a Nikon.

O caso aconteceu em 2022, quando a RED acusou a Nikon de roubar tecnologia patenteada de compressão de dados. O processo não resultou em nada e parece que são águas passadas. Afinal, ambas as empresas estão se unindo.

Atualmente, não sabemos qual a estratégia da empresa japonesa. Pelo visto, ela vai unir o conhecimento da RED e ampliar o seu portfólio de produtos. Dentre um dos modelos mais recentes da Nikon, temos a câmera Z8 Mirrorless, capaz de gravar vídeos em 8K60p. Além disso, empresa também possui câmeras com lentes mirrorless com preços que chegam até R$ 15 mil

Nikon câmera
CRÉDITOS: Nikon

Nos últimos meses, a empresa japonesa afirmou que vai adicionar recurso para implementar marca d’água em fotos, como uma forma de se proteger de imagens geradas por inteligência artificial. Marcas como a Sony farão o mesmo.

Vamos acompanhar o processo de aprovação da aquisição da RED pela Nikon. Caso aconteça novos anúncios, manteremos vocês atualizados sobre o tema.

Fonte: Engadget

Compartilhe