O Spotify oficializou a chegada de um recurso que transforma a experiência dos seus usuários: a plataforma passa a incluir vídeos musicais em suas playlists. Anunciada em fase “beta”, a função traz um catálogo limitado a 11 mercados nesse primeiro momento e tem previsão de rápida expansão de conteúdo.
- Apple recebe multa de US$ 2 bi da UE por favorecer seu serviço de streaming
- Spotify e Snapchat lançam nova lente para compartilhar músicas; saiba como funciona
- Spotify testa playlists geradas por inteligência artificial
No Brasil, artistas como Ed Sheeran, Doja Cat, Ice Spice, Aluna e Asake figuram entre aqueles que já possuem clipes disponíveis no serviço. O Spotify projeta disponibilizar “milhares” de vídeos musicais em seu acervo de forma gradual, como confirmou Sten Garmark, chefe global de experiência do consumidor da empresa.
Como transferir playlist do Spotify para o Apple Music
Vídeos se tornando cada vez mais popular no Spotify
O novo recurso é simples de usar. Na tela de reprodução de faixas compatíveis, um ícone “Mudar para Vídeo” surge logo acima do título. Ao tocar nele, a música reinicia e ganha sua versão audiovisual no centro da tela.
Para assistir ao clipe em tela cheia, basta virar um dispositivo iOS ou Android. O botão “Mudar para Áudio” fica disponível para retornar à exibição de reprodução tradicional.
Recurso chega ao Brasil
Atualmente, a função de vídeos musicais no Spotify está disponível para usuários em países como Reino Unido, Alemanha, Brasil, Colômbia, Itália e Suécia. A escolha destes mercados se baseou em critérios técnicos e de disponibilidade de suporte a conteúdo local. Além de Android e iOS, o Spotify permite acessar o recurso em desktops e dispositivos de TV com a assinatura de um plano Premium.
Spicetify: Mude o visual do Spotify e deixe-o com a sua cara
Apesar de ser conhecido no segmento de streaming de áudio, o Spotify já experimentava com diferentes formatos de vídeo, como os podcasts em vídeo ou os curtos vídeos verticais chamados Clips feitos para artistas interagirem com seus fãs.
A inclusão de vídeos musicais vem, segundo a plataforma, para oferecer aos artistas outra forma de engajamento capaz de converter ouvintes em fãs.
Fonte: Spotify