WhatsApp bloqueia prints de fotos de perfil no aplicativo

O aplicativo WhatsApp adicionou um novo recurso de segurança em dispositivos com Android. A novidade é a impossibilidade de fazer capturas de tela de uma foto de perfil.

Na prática, você não consegue mais fazer um screenshot da imagem principal usada por um contato. Ao tentar usar a combinação de botões para ativar a captura, uma mensagem na tela avisa que isso não é mais possível devido a uma restrição do aplicativo.

O recurso estreou na versão 2.24.4.76 do aplicativo, que já está na Google Play Store e é a atual de quem recebe as atualizações automaticamente. Testes realizados pelo Mundo Conectado confirmam que não é mais possível fazer as capturas de tela.

Vale lembrar que a captura de tela de fotos e vídeos temporários já é realidade no mensageiro há algum tempo.

Recurso pode reduzir clonagem de perfil

A Meta deve apresentar oficialmente em breve essa novidade, junto de mais informações sobre o seu funcionamento e as limitações. Mas a ideia é que esse recurso possa reduzir, por exemplo, a quantidade de perfis clonados que replicam até a imagem de contas verdadeiras e tentam aplicar golpes em amigos ou parentes.

Além disso, essa é uma forma de você impedir que qualquer pessoa sem o seu número de telefone tenha acesso a uma versão de boa resolução da sua foto principal de identificação no mensageiro.

Por enquanto, é possível fazer a captura de tela de imagens de páginas de grupos. Além disso, o WhatsApp Web e o aplicativo para iOS ainda não receberam um impedimento parecido, o que deve acontecer em breve.

Outra limitação está na captura de tela do perfil como um todo, que ainda está liberada e permite ao usuário salvar uma miniatura da sua foto.

Se preferir, você já podia antes personalizar quem pode ver a sua imagem da conta. Para fazer isso, basta ir até Configurações > Privacidade > Foto do Perfil e selecionar o grupo desejado. Há a opção de escolher todos os usuários do mensageiro, apenas seus contatos ou ninguém.

Esconder a foto do perfil é mais uma entre várias funções do WhatsApp para aumentar a privacidade do usuário. Outros recursos novos nesse sentido incluem a possibilidade de esconder conversas, usar um nome de usuário como alternativo e enviar mensagens de voz que só podem ser ouvidas uma vez.

Fonte: Android Police