Carro Voador da Embraer: Anac regulamenta eVTOL com quase 3 mil encomendas

Com quase 3 mil encomendas e início de operação previsto para 2026, o eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da Embraer, conhecido como “carro voador”, está passando por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A consulta pública, aberta até 15 de março, visa reunir sugestões e ideias para a certificação do EVE-100, modelo da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer. O objetivo é tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.

Parâmetros em análise pela Anac para regulamentar o eVTOL

A consulta da Anac aborda diversos parâmetros, como peso, estruturas, navegação, segurança e itens do manual de operação do motor. A agência analisará as sugestões para incorporá-las ao regulamento final.

Ainda não há um regulamento específico para eVTOLs, por se tratar de uma tecnologia nova. A Anac usará como base os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) para definir os critérios de aeronavegabilidade do EVE-100.

EVE-100: foco em voos urbanos acessíveis

O EVE-100, da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, tem como objetivo tornar os voos urbanos mais acessíveis. O modelo terá alcance máximo de 100 quilômetros e reduzirá viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos.

Diferenças entre eVTOL e helicóptero:

  • Motor elétrico (eVTOL) vs. combustão (helicóptero)
  • Asas fixas (eVTOL) vs. rotativas (helicóptero)
  • Hélices ducted fans (eVTOL) vs. hélices tradicionais (helicóptero)
  • Viagens de curta distância (eVTOL) vs. longas distâncias (helicóptero)

Fonte: Metrópoles

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