A Johnson & Johnson MedTech e a NVIDIA anunciaram uma parceria para ampliar o uso da inteligência artificial (IA) em cirurgias. A colaboração visa desenvolver e implementar recursos de IA de ponta no ecossistema digital conectado da J&J MedTech para cirurgias, com o objetivo de melhorar a eficiência, a segurança e os resultados dos procedimentos.
- Microsoft contrata cofundador do Google DeepMind para liderar nova divisão de IA
- LG lança ar-condicionado com IA que climatiza dois ambientes ao mesmo tempo
- NVIDIA em alta: Amazon, Google, OpenAI, Meta, Microsoft e Tesla apostam na gigante com IA
A J&J MedTech está presente em 80% das salas de cirurgia do mundo e treina mais de 140 mil profissionais de saúde todos os anos. Ao combinar seu legado e expertise com as principais soluções de IA da NVIDIA, como a plataforma de computação na borda NVIDIA IGX e a plataforma de IA na borda NVIDIA Holoscan, a empresa busca acelerar a infraestrutura necessária para implantar aplicações de IA em cirurgias.
“Atualmente, modelos de IA estão sendo criados por especialistas em cirurgia em várias partes do mundo“, diz Shan Jegatheeswaran, vice-presidente e chefe global de digital da J&J MedTech.
“Se conseguirmos criar um ecossistema aberto e confiável que possibilite e acelere a coordenação, isso criaria um condutor de inovação em que diferentes grupos poderiam colaborar e se conectar em escala, melhorando o acesso a análises avançadas em toda a experiência cirúrgica.“
Johnson & Johnson e a NVIDIA podem gerar insights em tempo real
A parceria entre Johnson & Johnson e NVIDIA permitirá o desenvolvimento de aplicações inovadoras de IA que auxiliarão os profissionais da saúde em todas as etapas da cirurgia, desde o planejamento pré-operatório até o acompanhamento pós-operatório. Entre os benefícios esperados estão:
- Análise de dados em tempo real: insights precisos e personalizados para auxiliar na tomada de decisões durante a cirurgia.
- Melhoria da precisão e segurança dos procedimentos: IA para auxiliar na identificação de estruturas anatômicas, na detecção de anomalias e na realização de tarefas complexas.
- Redução da carga de trabalho dos cirurgiões: IA para automatizar tarefas repetitivas e fornecer suporte durante a cirurgia.
- Melhor acompanhamento dos pacientes: IA para monitorar a recuperação dos pacientes e identificar possíveis complicações.
GPUs NVIDIA GeForce RTX 4080 Super mostram desempenho similar à RTX 4080
Um ecossistema aberto para a inovação em IA
A parceria entre a Johnson & Johnson MedTech e a NVIDIA também visa criar um ecossistema aberto para a inovação em IA em cirurgias. A plataforma de computação de IA em comum permitirá que desenvolvedores de todo o mundo criem e implantem suas próprias aplicações de IA, acelerando o ritmo da inovação e democratizando o acesso a essas tecnologias.
Um futuro promissor para a medicina
A parceria entre a J&J MedTech e a NVIDIA representa um marco importante no desenvolvimento da IA na área da saúde. As tecnologias inovadoras que serão desenvolvidas como resultado dessa colaboração têm o potencial de revolucionar o campo das cirurgias e melhorar a qualidade de vida de milhões de pacientes em todo o mundo.
“As tecnologias cirúrgicas ficarão mais inteligentes com o tempo, trazendo o poder da análise avançada para cirurgiões e hospitais“, diz Jegatheeswaran.
“Uma coleção de modelos de IA poderia funcionar como uma tecnologia de assistência ao motorista, mas para cirurgiões, ampliando sua capacidade de prestar cuidados e reduzindo a carga cognitiva.“
“A parceria entre a J&J MedTech e a NVIDIA reflete o reconhecimento crescente da importância da inteligência artificial na área da saúde. Ao unir recursos de IA de ponta de nível industrial, especialmente desenvolvidos para ambientes médicos, a colaboração busca revolucionar o campo das cirurgias. A IA oferece um potencial sem precedentes para melhorar a precisão, eficiência e segurança dos procedimentos cirúrgicos“, complementa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Fonte: Johnson & Johnson