A fabricante sul-coreana Samsung confirmou quais serão os primeiros aparelhos fora da linha Galaxy S24 de smartphones com os recursos de inteligência artificial (IA) da empresa. Ao todo, serão nove dispositivos com acesso às funções do pacote Galaxy AI.
As ferramentas serão disponibilizadas por meio da atualização para a One UI 6.1. Essa é a versão mais recente da interface da própria Samsung, que roda por cima do Android.
A Galaxy AI foi apresentada em janeiro de 2024, junto dos novos dispositivos. Ela inclui recursos como um tradutor em tempo real, um robô que resume mensagens ou cria anotações e o Circule para pesquisar, que atua em parceria com o buscador do Google.
De acordo com a fabricante, o objetivo é “democratizar a IA mobile” e empoderar o consumidor. A meta da marca é levar as funções da plataforma para até 100 milhões de usuários em 2024.
Os aparelhos antigos da Samsung com Galaxy AI
A lista dos primeiros aparelhos que terão acesso às funções de IA por meio da atualização One UI 6.1 tem por nove dispositivos. Todos eles saíram em 2023 e são da categoria top de linha. Os modelos incluem tablets, celulares convencionais e modelos dobráveis.
Veja abaixo a seleção de dispositivos:
- Galaxy S23
- Galaxy S23 Plus
- Galaxy S23 Ultra
- Galaxy S23 FE
- Galaxy Z Fold 5
- Galaxy Z Flip 5
- Galaxy Tab S9
- Galaxy Tab S9 Plus
- Galaxy Tab S9 Ultra
Ao menos por enquanto, modelos das linhas intermediárias da marca, como as populares famílias Galaxy A e Galaxy M, ficam de fora da seleção com direito às ferramentas de IA.
A Samsung vai liberar a atualização para a One UI 6.1 nos celulares acima a partir desta semana, com possíveis variações no calendário dependendo da região. Outras ferramentas de IA podem aparecer com o tempo, mas por enquanto a sul-coreana não revelou novos mecanismos. Além disso, a companhia já confirmou que depois de 2025 alguns dos recursos podem virar pagos.
Fonte: Samsung