De acordo com um estudo publicado no periódico científico International Journal of Educational Technology in Higher Education, o uso do ChatGPT pode levar à perda de memória e diminuição do desempenho acadêmico.
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Os resultados da pesquisa apontam que o ChatGPT e a inteligência artificial estão ligados à procrastinação. Dessa forma, a utilização do chatbot foi diretamente relacionada com a diminuição nas médias das notas dos estudantes.
O estudo, com o nome: Ajuda ou é perigoso? Examinando as causas e consequências do uso da IA generativa entre estudantes universitários, foi comandado pelo professor Muhammad Abbas, da Universidade de Computação e Ciências Emergentes do Paquistão.
Apesar de citar o ChatGPT, Abbas destaca que o problema está relacionado ao uso das IAs generativas como um todo. Com dados de quase 500 estudantes, os resultados da análise de Abbas apontam para o “desenvolvimento de tendências de procrastinação e perda de memória“, naqueles estudantes que utilizam a IA com maior frequência.
ChatGPT e demais IAs generativas podem ser prejudiciais ao desempenho acadêmico
De acordo com Abbas, nos últimos anos ele acompanhou um aumento na dependência de ferramentas de IA, como o ChatGPT, entre os seus alunos. “Isso me levou a aprofundar a compreensão das causas e consequências escondidas de seu uso entre eles“.
O professor afirma que estudantes com níveis maiores de carga acadêmica possuem uma maior predisposição em utilizar o ChatGPT. Por outro lado, estudantes sensíveis a recompensas (prêmios, elogios e etc) são menos propensos a utilizar IA.
“O cidadão deve reconhecer o lado sombrio do uso excessivo de IA generativa. Embora essas ferramentas ofereçam conveniência, elas também podem levar a consequências negativas
Muhammad Abbas – professor da Universidade de Computação e Ciências Emergentes
Saiba como foi feita a pesquisa
O estudo sobre as IAs generativas e o efeito nocivo do ChatGPT na memória e desempenho dos estudantes aconteceu em duas fases. Primeiro, Abbas e sua equipe validaram uma escala científica com oito itens. O objetivo foi analisar a extensão do uso da ferramenta de Inteligência Artificial.
Depois, Abbas coletou as respostas de 494 estudantes universitários, testando hipóteses específicas sobre o impacto do ChatGPT na desempenho acadêmico dos estudantes. Apesar do estudo ser de uma universidade do Paquistão, seus resultados devem ser levados a sério aqui no Brasil.
Segundo dados da OpenAI, o Brasil é o país que mais usa o ChatGPT e cerca de 34% dos brasileiros já conversou com a IA. Como o recurso recebe atualizações constantes e conta com diversos plugins para facilitar o uso, sua popularidade deve aumentar ainda mais. Por isso, é importante que as pessoas levem em consideração os possíveis efeitos negativos do recurso.
Para maiores informações sobre a pesquisa, conheça o trabalho de Abbas através deste link.
Fonte: Exame, ResearchGate