Elon Musk promove mudanças radicais no X

Elon Musk anunciou mudanças significativas no X, a rede social outrora conhecida como Twitter. O objetivo é que certas contas tenham acesso a recursos premium gratuitos. Em postagem, o bilionário da tecnologia e Pessoa do Ano de 2021 da revista TIME afirmou: “A partir de agora, todas as contas do X com mais de 2500 seguidores verificados receberão recursos Premium gratuitamente. Contas com mais de 5000 seguidores receberão o Premium+ gratuitamente“.

Anteriormente, os recursos do X Premium custavam R$ 42 por mês e incluíam a capacidade de compartilhar publicações mais longas, fazer upload de vídeos, ter maior prioridade de respostas e visualizar menos anúncios em seu feed. Já os usuários do X Premium+ têm os mesmos recursos do Premium, mas sem anúncios e acesso ao chatbot de inteligência artificial generativa Grok.

Musk vai voltar com o verificado no X?

Este é o único meio pelo qual os usuários podem exibir a marca azul de verificação que, antes da aquisição do Twitter por Musk em abril de 2022 por US$ 44 bilhões, denotava uma conta legítima.

Elon Musk vai criar concorrente para YouTube

As mudanças acontecem dois dias após um juiz dos EUA rejeitar um processo aberto pelo X contra um grupo que afirmava que o discurso de ódio aumentou na rede social desde a aquisição por Musk.

O X acusou o Centro para Enfrentamento do Ódio Digital (CCDH) de tomar medidas “ilegais” para acessar e deturpar os dados da empresa na pesquisa do CCDH. No entanto, o juiz Charles Breyer disse que era “evidente” que o X de Musk não podia lidar com críticas e que sua empresa estava “punindo os réus por seu discurso”. O X deve recorrer da decisão.

X com queda de usuários

O número de usuários diários do X também estaria em queda, ficando para trás de concorrentes como Instagram e TikTok.

Desde fevereiro, o uso diário da plataforma nos Estados Unidos diminuiu 23% em relação a novembro de 2022, mês posterior à finalização da aquisição por Musk, segundo dados da Sensor Tower divulgados pela NBC News. O TikTok registrou queda de 10%, enquanto Facebook, Instagram e Snapchat caíram menos de 5%.

Relatório sugere que grande parte do tráfego no X foi de bots durante o Super Bowl

No resto do mundo, os números globais também sofreram. O número de usuários ativos diários no X caiu para 174 milhões, um declínio de 15% em relação ao ano anterior. O Snapchat cresceu 8,8%, o Instagram 5,3%, o Facebook 1,5% e o TikTok 0,5%, de acordo com a Sensor Tower.

“Esse declínio no número de usuários ativos do aplicativo móvel X pode ter sido impulsionado pela frustração do usuário com conteúdo ofensivo, problemas técnicos gerais da plataforma e a crescente ameaça de plataformas de vídeo de formato curto”, escreveu Abe Yousef, analista sênior de insights da Sensor Tower, em um relatório.

Em uma postagem divulgada no dia 18 de março pelo X Data, a plataforma afirmou que atualmente recebe 250 milhões de usuários diários em todo o mundo. Veículos como a NBC News foram rápidos em apontar que isso ainda é uma queda em relação aos 258 milhões de usuários relatados por Musk em 2022, ao concluir a aquisição.

Fonte: Time

Compartilhe