Elon Musk promete revolucionar produção de carros com custo 50% menor

Elon Musk, o bilionário CEO da Tesla, está prometendo nada menos que revolucionar a indústria automobilística com um novo sistema de produção que reduziria os custos em 50%. O objetivo? Lançar um carro elétrico de US$ 25 mil, tornando a tecnologia mais acessível ao público em geral.

Para alcançar essa meta ambiciosa, Musk e sua equipe estão repensando completamente a forma como os carros são fabricados. Lars Moravy, vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla, afirma que “se quisermos escalar da maneira que queremos, temos que repensar a fabricação novamente”.

Ainda não há muitos detalhes sobre o novo sistema, mas Musk o chamou de “revolucionário” e “muito mais avançado do que qualquer sistema de produção de automóvel no mundo, por uma margem significativa”. Ele também disse que não seria um método de produção comum.

Críticos e analistas duvidam da promessa de carros de Musk

Embora a ambição de Musk seja louvável, muitos especialistas duvidam que ele consiga cumprir o que promete. A Bloomberg Intelligence, por exemplo, acredita que o sistema modular da Tesla só poderá reduzir os custos em 33%, no máximo.

Tesla Cybertruck destrói Nissan Sentra após colisão; veja imagens

Outro ponto de crítica é o histórico de Musk de perder prazos. No passado, ele já fez diversas promessas que não foram cumpridas, o que gera desconfiança em relação a essa nova iniciativa.

Mas há quem acredite na Tesla

Apesar das dúvidas, existem aqueles que acreditam que a Tesla é capaz de revolucionar a indústria automobilística. Mathew Vachaparampil, CEO da Caresoft, empresa especializada em engenharia automotiva, afirma que é “tecnicamente possível” que a Tesla crie uma linha de produção com metade do custo.

Android Automotive: o que é e como funciona

A equipe de Vachaparampil recriou digitalmente a plataforma unboxed da Tesla e concluiu que o método faz “enorme sentido financeiro”. Segundo a Caresoft, esse método permite construir o carro em partes separadas, sem a necessidade de uma linha de montagem tradicional, o que reduz significativamente o custo.

O desafio de construir um carro sem pintura

Um dos principais desafios para a Tesla será construir um carro sem pintura. A linha de pintura é a que mais consome água e energia em uma fábrica tradicional, e eliminá-la significaria reduzir o custo geral pela metade.

Autonomia ou preço baixo? Tecnologia promete fim do dilema dos carros elétricos

Para isso, a Tesla precisaria encontrar uma maneira de construir as partes do carro já na cor desejada. Uma possibilidade seria usar polímeros ou materiais plásticos especiais que já vêm na tonalidade final.

Giga Press: a tecnologia que pode ajudar a Tesla a alcançar seu objetivo

Divulgação/Tesla

Outro ponto importante da linha de produção da Tesla é a Giga Press, uma prensa gigante construída pela italiana Hydra que permite unir 4 partes do carro em uma única operação, com soldas já prontas. Essa tecnologia pode ajudar a reduzir o tempo e o custo de produção.

Fonte: Autoblog

Compartilhe