Samsung líder: marca passa Apple de novo no mercado global de celulares

O mercado global de celulares passou por mais uma reviravolta. De acordo com dados da consultora IDC para o primeiro trimestre de 2024, há uma nova líder no setor de smartphones — que, na verdade, é a antiga dona do posto retomando o seu lugar.

Segundo o novo estudo da companhia, a Samsung foi a empresa que mais vendeu aparelhos nos primeiros meses deste ano em termos proporcionais. Com isso, a marca retoma o lugar mais alto do pódio, que foi ocupado pela Apple no final do ano passado.

Apesar da ultrapassagem, na verdade o desempenho da marca foi um pouco inferior ao do mesmo período do ano passado — as vendas caíram 0,7% na comparação entre os trimestres. Ainda assim, a Apple caiu mais (9,6%) e viu a diferença para a concorrente ser restabelecida.

Os intermediários da Samsung garantem um alto número de vendas. (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Fora uma queda brusca na venda de iPhones, que costumam apresentar números mais positivos nos últimos meses do ano, a Samsung adotou um calendário cheio no começo de 2024.

Além da linha Galaxy S24, a companhia já apresentou alguns modelos intermediários que costumam ser os campeões de vendas da fabricante, como o Galaxy A55.

O mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2024

Ainda de acordo com a IDC, o setor global de smartphones apresenta sinais de recuperação em 2024. Essa é uma notícia especialmente comemorada pela indústria, já que vem após uma grande desaceleração no ano passado.

As vendas subiram 7,8% no trimestre em relação ao mesmo período de 2023 e a tendência é de um melhor desempenho nos demais períodos.

A briga é intensa no topo entre Samsung e Apple.
(Fonte da imagem: Reprodução/IDC)

Fora a liderança de Samsung e Apple, o crescimento da Xiaomi também é notável após um período de instabilidade. A marca chinesa está cada vez mais estabelecida como o terceiro lugar no mercado e cresceu 33,8%.

Só que o destaque foi mesmo a Transsion, empresa dona de marcas como a Infinix. A companhia aumentou as próprias vendas em quase 85%, em especial pelo crescimento em países emergentes e com força no segmento de modelos de baixo custo.

O atual ranking global de vendas no mercado de celulares. (Fonte da imagem: Reprodução/IDC)

A chinesa Oppo fecha o top 5, também cada vez mais estabelecida na colocação. As outras fabricantes somadas e não nomeadas têm 29,3% do mercado global.

Fonte: IDC

Compartilhe