IA descobre que quadro famoso não foi todo pintado inteiro pelo mesmo artista

Pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos, criaram uma IA capaz de identificar quem pintou quadros famosos. O algoritmo foi capaz de resolver um famoso mistério do mundo da arte, revelando que o popular The Madonna della Rosa do pintor Raphael não foi inteiramente pintada por ele.

Os pesquisadores publicaram os resultados do estudo científico, indicando como o algoritmo da Inteligência artificial ResNet50 foi capaz de perceber a diferença na pintura do quadro. A IA ResNet50 foi desenvolvida pela Microsoft, descobrindo que um dos rostos presentes no quadro não foi feito por Raphael.

Tha Madonna della Rosa IA
CRÉDITOS: Raphael

A pintura The Madonna della Rosa foi pintada entre os anos de 1518 e 1520, pelo famoso pintor Raphael. Porém, o mundo da arte sempre se questionou se o rosto de St Joseph foi realmente pintado por ele, devido as diferenças na execução da expressão facial.

Agora, a IA identificou que Madonna e os dois bebês (A criança e Santo John – o outro bebê) foram feitos pela mesma mão, neste caso Raphael. Porém, o homem adulto apresenta técnicas de pintura diferentes.

IA descobre que The Madonna della Rosa não inteiramente de Raphael

A IA é capaz de identificar se um texto é feito pelo ChatGPT e também elaborar a defesa perfeita contra multas. Agora, os pesquisadores conseguiram aperfeiçoar o algoritmo e ajudar a desvendar um mistério do mundo da arte.

Utilizando análises profundas, utilizamos imagens de pinturas autenticadas de Raphael para treinar o computador a reconhecer seu estilo até um nível bem detalhado, das pinceladas, sombreamento e paleta de cores

Hassan Ugail – Universidade de Bradford de UK

De acordo com Hassan Ugail, ao testar o algoritmo da pintura The Madonna della Rosa, a IA identificou apenas parte da pintura como obra de Raphael. “Quando testamos as partes individuais, o roste de Joseph veio como se não fosse de Raphael“.

É claro que a conclusão da IA não deve ser considerada como uma prova 100% factual. Porém, como o mundo da arte já debatia a questão há anos, o fato do algoritmo confirmar as suspeitas deve aquecer ainda mais as discussões.

A curiosidade que fica é, se não foi Raphael que realizou toda a pintura de um de seus quadros mais famosos, de quem é a mão responsável por finalizar a obra? Um aprendiz? ou alguém completamente diferente?

Fonte: Tweaktown

Compartilhe