iOS 18: iPhones vão processar dados de IA localmente

A Apple está trabalhando para lançar o iOS 18 repleto de recursos de inteligência artificial. Enquanto a Maçã prepara o sistema para o lançamento, que vai acontecer no WWDC24, o jornalista Mark Gurman, do Bloomberg, descobriu que as funcionalidades por IA vão ser alimentadas por uma linguagem off-line processada no iPhone.

A Apple tem desenvolvido um grande modelo de linguagem – o algoritmo que sustenta os recursos generativos de IA – e todas as indicações sugerem que será inteiramente no dispositivo.

Afirma Mark Gurman

Gurman destaca que a escolha da Apple para os recursos de IA no iOS podem ser “virada de jogo”. Isso porque o processamento de dados no iPhone não vai ser superior aos concorrentes em recursos e informações, mas terá um tempo de resposta muito mais rápido.

A escolha da Apple também traz um grande ponto positivo: uma maior privacidade. Isso porque os dados dos usuários de iPhone com iOS 18 não seriam enviados para a nuvem, seja da Apple ou de alguma empresa parceira. O que mantem uma camada maior de segurança.

iOS 18 vai ser lançado em junho

Logo do Apple iOS com silhuetas do iPhone
Reprodução / Willian Ferreira

Apple quer que IAs do iOS 18 ajudem os usuários do iPhone no dia a dia

Gurman destaca que a Apple planeja seguir um marketing diferente dos seus concorrentes no WWDC24. Isso porque a Maçã não deve focar sua propaganda em ferramentas generativas ou chatbots. Mas sim destacar o quanto ferramentas de IA no iOS 18 podem ajudar os donos dos iPhones no dia a dia.

Para conseguir isso a Apple vai adicionar recursos de IA em aplicativos como o Pages e Keynote no iOS 18. Com a atualização os proprietários de iPhones também vão receber uma Siri reformulada com inteligência artificial.

Vale a pena destacar que essas novidades não são exclusivas dos iPhones com iOs 18. A Apple também está planejando uma série de novidades para o macOS com inteligência artificial. Recursos de IA também vão ser adicionados em serviços como o Apple Music, que terá um algoritmo melhorado para gerar playlists.

Fonte: Bloomberg

Médico brasileiro inova ao usar Apple Vision Pro em cirurgia

Compartilhe