Os 6 celulares com melhor câmera para comprar em 2024

Quem busca um novo smartphone normalmente procura um aparelho com alguma característica em especial. E uma das mais visadas pelo público entusiasta de tecnologia é a qualidade das câmeras de um celular.

No mercado, há opções de modelos de diferentes faixas de preço com sensores avançados, lentes variadas, recursos de otimização de imagem e outros benefícios. Com eles, fotógrafos profissionais podem deixar a câmera de lado em alguns momentos e amadores entusiastas conseguem retratos impressionantes.

A seguir, veja alguns desses dispositivos de destaque que estão atualmente à venda no país. Separamos apenas modelos à venda no Brasil, excluindo dispositivos bem avaliados de marcas como Huawei, Oppo e Google Pixel.

Melhores celulares para fotografia à venda no Brasil

1 – Xiaomi Redmi Note 13 Pro

Quem está atrás de um esquema de câmeras de qualidade e não pretende gastar muito encontra uma boa alternativa de custo-benefício no Xiaomi Redmi Note 13 Pro. Esse dispositivo tem um sensor principal traseiro com 200 MP de resolução, além de trazer um estabilizador óptico de imagem.

O smartphone tem ainda uma câmera ultra-wide de 8 MP e outra macro de 2 MP, fora a câmera para selfies com 16 MP. Além disso, o modelo usa o Snapdragon 7s Gen 2 como processador, tem uma bateria de 5.100 mAh com recarga de 67W e uma tela AMOLED de 6,67 polegadas.

2 – Realme 12 Pro+ 5G

Integrante mais luxuoso da atual linha de celulares da Realme, o Realme 12 Pro+ 5G se destaca dos demais pela câmera de retrato periscópio de 64 MP — sendo o primeiro intermediário do mundo com esse recurso — com zoom óptico de 3X e SuperZoom de 120x.

O modelo tem ainda um sensor Sony IMX890 com estabilizador óptico de imagem e 50 MP, uma lente ultra-wide de 8 MP com ângulo de 112º e uma câmera de selfie de 32 MP. O visual dele é elegante, com aspecto de luxo e sistema de resfriamento próprio.

Além disso, ele roda a partir do chipset Snapdragon 7s Gen 2, com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.

3 – Motorola Edge 50 Pro

Outro modelo que não é top de linha e traz uma câmera potente é o mais recente lançamento da Motorola. Trata-se do Moto Edge 50 Pro, que apresenta um sensor de 50 MP tanto na traseira quanto para selfies.

A câmera principal tem estabilizador óptico de imagem e abertura f/1.47. Ela é acompanhada por um sensor ultrawide e macro de 13 MP e uma câmera teleobjetiva de zoom 3X com 10 MP.

O modelo vem ainda com uma tela pOLED de 6,7” de resolução Super HD (1220×2712 pixels) e 12 GB de RAM, que são expansíveis virtualmente.

4 – Xiaomi 13T Pro

Um dos grandes lançamentos da fabricante chinesa em 2023, o Xiaomi 13T Pro é um aparelho top de linha em especificações técnicas. Além disso, ele traz recursos de foto em parceria com a tradicional Leica.

O modelo tem um sensor principal de 50 MP com abertura f/1.9, um ultrawide de 12 MP e uma lente teleobjetiva de 50 MP. A câmera de selfies, por sua vez, tem resolução de 20 MP. Além disso, o dispositivo tem dois modos de retrato: um autêntico e outro para cores mais vibrantes.

Esse modelo tem um design premium com detalhes de metal e roda a partir do chipset MediaTek 9200 Plus.

5 – Samsung Galaxy S24 Ultra

Atual top de linha da Samsung, o Galaxy S24 Ultra é a referência da fabricante em fotografia. O modelo tem uma câmera principal de 200 MP, além de uma ultra-wide de 12 MP e duas teleobjetivas — uma delas com zoom óptico de 5x e 50 MP de resolução e outra com 10 MP e zoom óptico de 3x.

O celular tem o poderoso Snapdragon 8 Gen 3 como processador, tendo ainda 12 GB de RAM e até 1 TB de espaço. A tela é uma Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, com a bateria tendo 5.000 mAh de capacidade. Além disso, ele vem com recursos de IA da Samsung que ajudam até na edição de imagens.

6 – iPhone 15 Pro Max

O iPhone 15 Pro Max segue a tradição de outros modelos da Apple de ser uma referência em fotografia. Esse dispositivo tem uma câmera grande‑angular de 48 MP mais avançada que a geração anterior, acompanhada de uma teleobjetiva com zoom de 2x e outra teleobjetiva com aproximação de 5x.

Fora as câmeras, ele gera melhorias a nível de software para o modo Retrato e grava vídeos espaciais (em 3D) para consumo no headset Apple Vision Pro. Esse modelo roda a partir do chip A17 Pro, tem um corpo de titânio leve e tela Super Retina de 6,7 polegadas — além de ser a primeira geração do iPhone com USB-C.

Qual dos smartphones acima é o seu favorito para tirar fotos? Está atrás ou já é dono de um desses modelos? E qual celular ficou faltando nessa seleção? Deixe a sua contribuição abaixo!

Compartilhe