ChatGPT erra em 52% das respostas de programação, diz estudo

ChatGPT, chatbot de inteligência artificial da OpenAI, erra em mais da metade das respostas sobre programação, de acordo com um novo estudo da Purdue University. A pesquisa, apresentada na Computer-Human Interaction Conference no Havaí, analisou 517 perguntas de programação do Stack Overflow e as submeteu ao ChatGPT.

Os resultados revelaram que 52% das respostas do ChatGPT continham informações incorretas e 77% eram excessivamente longas. Apesar disso, os participantes do estudo preferiram as respostas do ChatGPT em 35% das vezes, devido à sua abrangência e linguagem bem articulada.

Erros de programação no ChatGPT são preocupantes

Um dado preocupante é que os programadores participantes do estudo não conseguiram identificar os erros do chatbot em 39% das vezes. Isso indica a necessidade de combater a desinformação nas respostas do ChatGPT e conscientizar sobre os riscos de respostas aparentemente corretas.

ChatGPT desabilita recurso resposta em áudio

Este estudo levanta questões sobre a confiabilidade dos chatbots de IA, que estão sendo vendidos como ferramentas revolucionárias. Grandes empresas de tecnologia, como Meta, Microsoft e Google, estão investindo bilhões de dólares em IA, mas a precisão ainda é um grande obstáculo.

Chatbot do Google também enfrenta problemas

O Google, por exemplo, tem enfrentado problemas com seu novo recurso de pesquisa com IA, que frequentemente apresenta informações falsas e até mesmo artigos satíricos como fontes confiáveis. A empresa se defende afirmando que as respostas erradas são raras, mas isso não resolve o problema da confiabilidade.

Grok: inteligência artificial do X é liberada no Brasil

A questão da confiabilidade dos chatbots de IA é central para o futuro da tecnologia e para a relação dos usuários com a internet. Embora o estudo da Universidade de Purdue seja um alerta, ele também destaca a necessidade de avanços contínuos e de um uso mais crítico dessas ferramentas por parte dos usuários.

Fonte: Purdue University

Compartilhe