O Google começou a testar o uso de inteligência artificial em seus buscador, com a IA pesquisando a procura na rede e oferecendo a resposta para o usuário. Mas após o lançamento da novidade, as redes sociais estão inundadas de respostas muito erradas da tecnologia. Com a empresa afirmando que isso é apenas exemplos isolados.
Google defende sua IA
Segundo o Google, a IA do seu mecanismo de busca “fornece informações de alta qualidade, com links para se aprofundar na web.” Os erros que vem sendo exibidos são “consultas incomuns” e “exemplos que foram adulterados”, ou que a empresa não conseguiu reproduzir.
A empresa afirma ter realizado “testes extensivos antes de lançar esta nova experiência”, e agradece o feedback dos usuários. O Google afirma estar trabalhando para resolver qualquer problema da IA e fazer com que as respostas estejam com sua política de conteúdo.
Como bloquear IA na busca do Google
Erros da IA
Procurando pelas redes sociais é possível ver uma série de usuários apontando erros da nova IA do Google. Um dos mais famosos é do usuário Peter Yang do X (Twitter), onde a plataforma recomendo que ele use cola para grudar o queijo na sua pizza:
Em outro caso, um usuário perguntou o que acontece se por mais óleo em um fogo de óleo na panela. A plataforma afirmou que isso pode piorar a situação, mas também disse que isso pode ajudar a apagar a chama:
Outros usuários estão pesquisando ‘qual foi o primeiro presidente muçulmano dos EUA’, e o Google está respondendo Barack Obama. Vale a pena destacar que no X outros usuários estão apontando resultados diferentes nessa pesquisa, alguns afirmando que as informações sobre Obama ser mulçumano é apenas teoria da conspiração.
Leia mais
- ChatGPT erra em 52% das respostas de programação, diz estudo
- Android 15 promete aumentar bateria em até 3 horas em alguns dispositivos
- Feedback, gap, business: conheça os termos corporativos mais buscados no Google
Fonte: 9to5Mac