Mensageiro ICQ será encerrado depois de quase 30 anos

ICQ, o icônico mensageiro instantâneo que marcou uma geração na comunicação digital, será encerrado em junho deste ano. A informação foi divulgada nesta última sexta-feira (24), quando o site oficial do ICQ postou uma mensagem de despedida onde não fez mistério.

Leia mais

“O ICQ deixará de funcionar a partir de 26 de junho”, disse a publicação. A plataforma agora recomenda que os usuários migrem para os serviços de mensagens da VK, empresa de mídia social russa que adquiriu o ICQ da AOL em 2010. Pouco popular no Brasil, o serviço é bastante utilizado na Rússia e em países próximos.

O ICQ, cujo nome possui origem de “I Seek You” (Eu Procuro Você), foi inicialmente desenvolvido pela empresa israelense Mirabilis. Em 1998, a AOL adquiriu o programa por US$ 407 milhões. O valor corresponde a incríveis R$ 2 bilhões de acordo com a cotação atual.

Foto: Divulgação/ICQ

ICQ tentou, mas perdeu espaço com os anos

A plataforma foi lançada meses antes do próprio mensageiro instantâneo da AOL e rapidamente conquistou popularidade. Em 2001, a rede social de conversas instantâneas contava com 100 milhões de usuários registrados.

Apesar do sucesso inicial, ele perdeu espaço para concorrentes e novos aplicativos de chat para smartphones. No início dos anos 2000, viu o MSN Messenger aparecer como um dos grandes concorrentes. Em 2010, a VK comprou o ICQ com a intenção de revitalizá-lo, aproveitando sua popularidade na Rússia.

A VK desenvolveu versões móveis do ICQ, o que contribuiu para um crescimento em 2014. No entanto, após várias tentativas de modernização, o desenvolvimento do aplicativo estagnou. As versões para iOS e Android foram retiradas das lojas de aplicativos, segundo o site Techspot.

Atualmente, a VK opera uma plataforma de mídia social semelhante ao Facebook e o VK Messenger, que possui mais de 10 milhões de downloads no Google Play. Mesmo assim, a conta oficial do ICQ no Twitter insinua um possível retorno em alguma forma futura.

Fonte: PC Mag

Compartilhe