Dr. Google: plataforma é usada por 47% dos usuários para esclarecer dúvidas sobre a saúde

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha indicou que pelo menos 47% dos usuários de internet recorrem ao Google para tirar dúvidas sobre saúde. E não é só isso: outro estudo, do WE Marketing indicou que subiu em 50% a busca por médicos online nos últimos quatro anos.

Esses índices reforçam a importância do ambiente digital no setor de saúde. Cada vez mais os profissionais são encontrados por meio de suas referências online e até mesmo a avaliação do trabalho por outros pacientes é levada em consideração. Por essa mesma razão, ter um número considerável de pessoas que se atendem regularmente com um profissional pode ser um desafio para muitas unidades de saúde. 

Uma pesquisa feita pelo software médico Conclínica mostra que atrair novos pacientes é um desafio para 60% dos gestores de saúde no país. Para se destacar, é preciso que os profissionais de saúde entendam as características de sucesso no mundo online.

A importância de se destacar nas buscas

Ainda que os resultados das buscas sejam apenas para fins informativos, afinal não substituem a consulta com um profissional de saúde, do ponto de vista dos pacientes se tornam referência aqueles que aparecem nas primeiras posições. Para ter esse tipo de destaque, nem sempre é preciso comprar espaços publicitários.

As estratégias de SEO, sigla em inglês para “Otimização para Mecanismos de Busca”, se tornam cada vez mais importantes. Além disso, a presença em redes sociais, como Instagram, TikTok e Facebook, continua sendo uma das principais maneiras de divulgar o trabalho e atrair os pacientes.

Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

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3 estratégias de marketing digital que os médicos podem usar para se destacar

1 – Aposte em marketing de conteúdo

Produzir e compartilhar conteúdo educacional e informativo pode ajudar os profissionais de saúde a estabelecerem autoridade e construir relacionamentos com os pacientes. Isso pode incluir blogs sobre tópicos de saúde relevantes, vídeos explicativos, participação em podcasts ou até mesmo webinars. 

2 – Reforce a presença nas redes sociais

As redes sociais são uma plataforma poderosa para os médicos se envolverem com os pacientes e construírem uma comunidade online. Ao compartilhar atualizações sobre a prática médica, dicas de saúde, histórias de sucesso de pacientes e responder perguntas dos seguidores, os médicos podem aumentar sua visibilidade. Além disso, o uso estratégico de anúncios pagos nas redes sociais pode ajudar a segmentar públicos específicos.

3 – Crie conteúdo com foco em SEO

Otimizar o conteúdo online é essencial para garantir que os pacientes certos encontrem sua prática médica. Isso envolve a incorporação de palavras-chave relevantes em seu site, criando conteúdo valioso e relevante para o seu público-alvo, e garantindo que seu site seja amigável para dispositivos móveis. Profissionais especializados podem ajudá-lo nesta tarefa.

Muito mais do que Marketing 

A crescente busca por informações de saúde online e a tendência de marcar consultas através dessas pesquisas online destacam a importância para os profissionais de saúde de estarem presentes e se destacarem no ambiente digital. 

Nesse contexto, o marketing de conteúdo surge como uma ferramenta valiosa, permitindo que os médicos compartilhem conhecimento e estabeleçam conexões significativas com os pacientes.

Investir em marketing digital e SEO não apenas aumenta a visibilidade nos resultados de pesquisa, mas também demonstra um compromisso com a acessibilidade e a conveniência para os pacientes.

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