A partir do dia 26 de junho de 2024, a rede social Facebook permitirá que todas as postagens realizadas em sua plataforma sejam utilizadas no treinamento das inteligências artificiais generativas – como o Meta AI. São foco das IAs os textos, fotos, artes e tudo o que for postado dentro do serviço – aprimorando seu machine learning.
Obviamente que muitos começaram a se preocupar com a ação, seja por temer o uso destas informações para fins desconhecidos ou por suas razões pessoais. Obviamente que as mensagens privadas não serão acessadas pelas IAs, mas isso não significa que os usuários estão mais tranquilos em relação ao uso de seus dados.
No Facebook é dito que cada integrante da rede social tem o direito de negar que as inteligências artificiais usem as informações de seu perfil. Porém, vamos falar mais sobre como fazer isto abaixo e também sobre os regulamentos do Meta relacionados ao tema.
Veja mais:
- Facebook Messenger: como saber se fui bloqueado?
- Instagram e Facebook mostram anúncios pagos de apps que removem roupas
- Llama 3: Meta lança novo modelo de IA para Instagram e Facebook
As normas do Meta para o Facebook
Para o Meta, o treinamento das inteligências artificiais usando as postagens no Facebook ocorrerá de forma passiva. O usuário não precisa fazer nada, sendo que qualquer pessoa que não abrir um pedido de objeção estará consentindo com o uso de suas informações para este objetivo.
Isso significa que, a partir de 26 de junho, o Meta poderá usar todas as informações públicas no feed para treinar seus modelos de IA. De acordo com eles, a intenção é ensinar a tecnologia a gerar textos e imagens melhores.
O conteúdo que o Meta utilizará para o treinamento, de forma específica, são os seguintes tópicos:
- Postagens públicas no Facebook
- Fotos e legendas postadas
- Mensagens para chatbots do Facebook
De acordo com o Meta, este uso de informações ajudará tanto a empresa quanto os usuários – como habilitando o Facebook para fazer melhores sugestões ou aprimorar os serviços como da AI Creative Tool. Eles afirmam que ela também poderá ser usada para a moderação de postagens.
Eu não quero, como posso negar?
Primeiro, para negar o uso de suas informações no Facebook pela inteligência artificial, você deve clicar no botão abaixo:
Ele te levará para a página de “Direitos do Titular dos Dados na AI at Meta”. Lá você selecionará uma das razões pelas quais não deseja ter seu perfil e postagens utilizados, deve inserir seu país de origem e também o endereço de e-mail.
O Facebook também exige que o usuário insira prompts que podem levar a inteligência artificial até você (como seu nome, algum feito pessoal etc.) e um print da tela de resposta comprovando que você foi localizado pelo recurso. Também é solicitado que descreva seu problema nisto e, com tudo isto devidamente preenchido, poderá enviar o pedido.
É importante notar que o Meta analisará cada objeção e deve comunicar a decisão aos usuários ao fim de sua vistoria. Não foi revelado os argumentos de recusa para os pedidos, mas teoricamente a rede social deve acatar às preferências do usuário.
Ainda que o Facebook aprove e tudo dê certo, vale lembrar que as IAs vão considerar apenas o conteúdo que seja da sua origem. Se terceiros publicarem fotos com você, ou marcarem seu nome em postagens públicas, tudo isso continuará sendo usado pelas inteligências artificiais para treinamento.
Fonte: PCWorld