Várias marcas mostraram seus consoles portáteis durante a Computex 2024 para competir com modelos já renomados como Nintendo Switch e Steam Deck. No vídeo de hoje, trazemos um hands-on de novos portáteis como o ROG Ally X, MSI Claw com Meteor Lake (e uma versão com Lunar Lake) e um novo dispositivo apresentado pela XPG.
- HANDS-ON: Novos PCs Windows + ARM com Snapdragon X Elite
- ASUS anuncia o ROG Ally X, nova geração do portátil para games
- Monitor com vantagem competitiva? Portfólio gamer da MSI e o novo portátil Claw
ROG Ally X
O novo ROG Ally X é o sucessor do ROG Ally lançado pela Asus na metade de 2023. Mesmo com pouco tempo para trabalhar entre as gerações, a companhia ouviu as principais críticas e sugestões do público para apresentar correções nesse novo dispositivo.
Por conta disso, o novo modelo tem um design bem diferente da geração anterior, começando pela cor preta. Os botões, joysticks e gatilhos foram desenhados ou reposicionados para garantir maior ergonomia e até a entrada principal agora é USB-C.
Já em termos de especificações técnicas, ele posusi um novo SSD de até 1 TB de armazenamento interno, uma placa mãe redesenhada e 24GB de RAM padrão LPDDR5X-7500 (com possibilidade de compartilhamento parcial dela com a VRAM). A bateria agora tem o dobro de armazenamento, chegando a 80W.
Além disso, uma das poucas especificações técnicas mantidas em relação ao original é o processador AMD Ryzen Z1 Extreme. Além disso, o modelo traz suporte ao Windows 11 e, segundo a companhia, é “projetado para rodar todos os jogos” da plataforma.
Mesmo que o ROG Ally X ainda não tenha sido lançado no Brasil, mas a primeira versão é comercializada oficialmente por aqui. Nos Estados Unidos, o novo modelo já está em pré-venda por US$ 799,99 (ou aproximadamente R$ 4 mil em conversão direta e atual).