Novos satélites da Starlink orbitam em altitudes menores, reduzindo a latência

O CEO da SpaceX, Elon Musk, revelou planos para lançar mais 30 mil satélites da sua empresa. Os novos satélites da Starlink orbitam em altitudes menores, reduzindo a latência. Dessa forma, a conexão de internet em solo terrestre será mais estável e eficiente.

Atualmente, um satélite da empresa de Musk orbita a 550 km de distância da Terra. Os novos satélites da Starlink vão orbitar a cerca de 350 km, reduzindo de forma expressiva a latência. Isso deve oferecer um impacto significativo em chamadas de vídeo, jogos online e diversas outras coisas.

A SpaceX anunciou que alcançou latência média de 28ms, com os novos satélites da Starlink. O número é bem impressionante, mas fica ainda um pouco longe do ideal de 20ms em jogos competitivos online. Mesmo assim, o fato da internet de Elon Musk estar disponível em regiões de difícil acesso é um enorme diferencial.

Para reduzir a latência e conseguir uma boa conexão global, a Starlink planeja colocar 30 mil novos satélites no espaço. Elon Musk e a SpaceX pediram permissão do FCC (Federal Communications Commission) pela permissão de operar com os satélites entre 340 e 360 km de altitude da Terra.

novos satélites starlink
Novo modelo de satélite da empresa, o Starlink V2 Mini CRÉDITOS: SpaceX

Porém, o FCC não estão tão confiante na habilidade da SpaceX em evitar problemas com 30 mil novos satélites Starlink na órbita da Terra. A principal preocupação é a relação dos satélites com as estações espaciais.

Do mesmo modo, o FCC também busca por provas de que os satélites não irão causar interferência nos sinais de rádio. Os novos satélites – chamados de V2 Mini – aguardam a aprovação final, antes da decolagem no foguete Starship. Até lá, Musk ainda vai precisar convencer os órgãos americanos da segurança de sua empreitada.

Talvez demore alguns meses até o bilionário conseguir a aprovação e lançar os 30 mil novos satélites starlink V2 Mini no espaço. Caso ele consiga, será interessante observar se os modelos vão realmente reduzir a latência da conexão.

Atualmente, a SpaceX é investigada por monopólio no Brasil, mesmo após liberar uso gratuito temporário da internet nas enchentes no RS. Além disso, a companhia de Musk oferece de graça em aviões da Qatar Airways.

Fonte: Extremetech

Compartilhe