OpenAI não quer mais ser uma empresa sem fins lucrativos

O CEO da OpenAI, Sam Altman, supostamente comentou com os demais executivos da empresa, o desejo de visar os lucros com a companhia. Atualmente, a companhia é sem fins lucrativos, mas isso pode mudar em breve.

Durante a última conferência com analistas, Sam Altman informou aos demais acionistas a decisão. Ao que tudo indica, a OpenAI vai se tornar uma empresa com foco em lucros, durante o mês de junho.

ChatGPT afeta memória /OpenAI lucros
CRÉDITOS: OpenAI

As informações são do portal internacional The Information. Segundo eles, os fundos para manter a OpenAI como empresa sem fins lucrativos não foram o suficientes. Por isso, Sam Altman tomou a decisão de transformar a OpenAI em uma empresa capaz de gerar lucros.

OpenAI vai começar a focar nos lucros?

Atualmente, a OpenAI não comunicou oficialmente a decisão de se tornar uma empresa com foco nos lucros. Por enquanto, o site oficial da companhia ainda os coloca como “empresa sem fins lucrativos” e os investimentos dos acionistas são tratados como “doações”.

Curiosamente, a decisão acontece após a companhia realizar alguns anúncios importantes, como parceria com a Apple, levando o ChatGPT até o iPhone, inicio dos parceria com a Apple, levando o ChatGPT até o iPhone e também a contratação de Paul Nakasone, um ex-general do Exército dos Estados Unidos que trabalhou como chefe da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA.

OpenAI pode deixar de ser uma empresa sem fins lucrativos e alterar a estrutura da sua mesa de diretores, nas próximas semanas

Sam Altman / Sam Altman GPT-5
Sam Altman/Business Insider

A adição de Nakasone como membro da mesa de diretores gerou fortes repercussões. Como o ex-militar americano atuou na NSA, muita gente ficou preocupada com a posição privilegiada de Paul dentro da OpenAI. O próprio CEO Sam Altman também se tornou bem da mesa de diretores. Caso a companhia deixa de ser sem fins lucrativos, a mesa de diretoria deve passar por novas alterações.

Do mesmo modo, companhia também possui uma relação forte com a Microsoft e planeja construir um supercomputador de US$ 100 bilhões. Ainda não sabemos se a OpenAI realmente deixará de ser uma empresa sem fins lucrativos e passará a focar nos lucros.

Porém, os movimentos da OpenAI parecem sugerir uma mudança nos planos. Aqui no Mundo Conectado vamos acompanhar o tema e manteremos vocês informados sobre essa importante mudança no segmento de inteligência artificial.

Fonte: Wccftech

Compartilhe