O presidente da Huawei foi novamente visto usando o próximo celular dobrável da marca, um modelo com três telas — também chamado de triple fold/tri-fold. Yu Chengdong, que assumiu a chefia da divisão de celulares da empresa em maio, foi fotografado usando o smartphone fechado. Pela imagem, é possível visualizar as três partes que, quando abertas, chegam a atingir o tamanho de um tablet.
No início deste mês, Chengdong, também conhecido como Yu Richard, apareceu em outra foto usando o celular aberto durante um voo (veja a imagem no fim da matéria). Na ocasião, o aparelho mostrava que ele tem quase o tamanho de um tablet. O famoso leaker Digital Chat Station afirma que a tela interna medirá 10 polegadas — quase o mesmo tamanho de um Galaxy Tab S9 FE e maior que um iPad Mini.
CEO da Huawei com primeiro tri-fold da marca
Nessa nova imagem de Yu Richard com o dobrável de três telas um detalhe chama a atenção: a espessura do celular. Dependendo da marca, um celular fold fica levemente mais grosso que um smartphone normal. Porém, este dobrável da Huawei não parece que será um exagero quando fechado.
Se os rumores estiverem certos, essa dúvida sobre o quão fino a Huawei conseguiu deixar o modelo será respondida ainda neste ano. Digital Chat Station afirma que o celular será lançado em 2024, o que seria um grande passo para a fabricante. Conceitos de smartphones tri fold são mostrados há anos, mas nenhuma empresa tirou a ideia do papel — ou melhor, dos eventos de tecnologia.
Na foto de Yu Richard com o dobrável, que deve utilizar um processador Kirin 9 e integrar a linha Mate X, também notamos a ilha de câmeras circular do celular. O kit de lentes fica bem protuberante na traseira.
E sobre preço, vamos refletir. Se um smartphone dobrável do tipo caderno (estilo Z Fold 6) já é caro, imagine um com dois sistemas de dobradiças. Na foto do aparelho aberto (imagem abaixo), ainda que com qualidade ruim, dá de notar os reflexos da luz nos vincos. Mas claro, ainda que ele seja lançado em 2024, o tri-fold é um formato que engatinha.
Veja o nosso hands-on com o Huawei Mate X
Com informações: The Verge, Android Authority e WHYLAB