O usuário que tiver o vídeo bloqueado no Instagram poderá acatar com as limitações impostas, contestar o bloqueio de conteúdo ou remover o vídeo de seu perfil na rede social.
Geralmente, vídeos são bloqueados no Instagram por violar as políticas de direitos autorais de terceiros. Outros casos podem envolver denúncias à publicação ou conteúdos impróprios para a plataforma.
As notificações de restrição exibem as limitações impostas, como o que ocorre quando o vídeo é bloqueado em alguns países. Avisos como “este vídeo foi bloqueado porque pode ter conteúdo pertencente a UMG” também são evidenciados para justificar o bloqueio.
A seguir, saiba o que fazer caso seu vídeo seja bloqueado ou removido no Instagram.
Índice
O que fazer se o vídeo tiver sido bloqueado no Instagram
Quando um vídeo for bloqueado pelo Instagram, a plataforma dá três alternativas ao autor da publicação: aceitar as alterações impostas, contestar a medida ou remover o vídeo da rede.
1. Aceitar as alterações impostas pelo Instagram
O usuário que tiver o vídeo bloqueado no Instagram pode manter a mídia em seu perfil e aceitar as limitações impostas. Contudo, é possível que a publicação tenha o áudio desativado e tenha o acesso restringido em diversos países do mundo.
2. Enviar contestação ao detentor de direitos autorais
Também é possível contestar o bloqueio, se você acredita que tem os direitos de uso do conteúdo. Basta abrir a notificação de bloqueio, tocar em “Enviar contestação” e justificar sua reivindicação. O detentor dos direitos então vai analisar sua contestação e enviará uma resposta dentro de sete dias corridos.
3. Remover o vídeo do seu perfil do Instagram
Por fim, pode-se excluir o vídeo bloqueado pelo Instagram de seu perfil. A medida é altamente recomendada se a publicação for bloqueada em quase todos os países suportados pelo Instagram, já que a única pessoa com acesso ao post será você.
O que fazer se o vídeo tiver sido removido do Instagram
Em casos mais graves, quando o vídeo já tiver sido removido do Instagram, a rede social sugere duas alternativas: entrar em contato com o autor da denúncia ou reivindicar a remoção do conteúdo.
1. Contate a pessoa que denunciou seu conteúdo
O Instagram recomenda entrar em contato com a pessoa que fez a reclamação sobre seu conteúdo, caso tenha ciência da origem da denúncia. Dependendo das tratativas, a pessoa poderá remover a denúncia feita pelo Rights Manager para que o conteúdo seja disponibilizado novamente.
2. Preencha o formulário de apelação do Instagram
Outra opção é preencher o formulário de recurso para direitos autorais no Instagram e reivindicar a restauração da publicação. Será preciso informar alguns dados pessoais e indicar a publicação que foi excluída de forma equivocada.
Por que meu vídeo foi bloqueado no Instagram?
Em geral, vídeos do Instagram são bloqueados ou removidos quando o usuário não respeita os Termos de Serviço ou as Diretrizes da Comunidades da rede social. Essas restrições podem envolver ou ser motivadas por:
- Conteúdos não autorizados: vídeos que contenham propriedade intelectual de terceiros sem a devida autorização podem ser bloqueados ou removidos devido à falta de direitos autorais sobre a obra;
- Conteúdos impróprios: mídias sobre terrorismo, propagação de ódio, nudez, ameaças e outros temas sensíveis não são permitidos pelo Instagram;
- Denúncias ao vídeo: denúncias envolvendo obras protegidas por direitos autorais ou conteúdos que vão contra as políticas do Instagram poderão ser restringidos da plataforma.
O que significa “UMG” e “SME” no Instagram?
As siglas UMG e SME referem-se a duas grandes gravadoras da indústria da música que têm acordos com o Instagram. Essas entidades possuem direitos autorais sobre diversas obras, e podem contestar publicações que usam suas propriedades intelectuais sem os devidos direitos.
UMG é a sigla do Universal Music Group, uma empresa de gravação musical que representa diversos artistas. Uma reivindicação da UMG em posts do Instagram pode exibir o alerta “Este(a) vídeo foi bloqueado(a) porque pode ter conteúdo pertencente a Universal Music Group – UMG”.
Já SME refere-se a Sony Music Entertainment, que também detém direitos autorais sobre diversas músicas e artistas. O uso não autorizado de obras do grupo pode resultar na notificação “Este(a) vídeo foi bloqueado(a) porque pode ter conteúdo pertencente a Sony Music Entertainment – SME”.
Posso evitar de ter meu vídeo bloqueado pelo Instagram?
Sim. De modo geral, obras protegidas por direitos autorais de terceiros devem ser evitadas. Mas se usadas, é recomendável seguir práticas de uso aceitável, como finalidades não comerciais, pequenos recortes da música ou vídeo, além da não intenção de substituir o trabalho original (direta ou indiretamente).
Também é preciso respeitar as Diretrizes da Comunidade do Instagram. Ao fazer isso, o usuário evita restrições impostas ao conteúdo publicado e possíveis punições em sua conta do Instagram.