A Google Play Store liberou downloads simultâneos para até três apps, sejam eles novos ou atualizações. A novidade é uma evolução em relação a abril, quando a loja passou a permitir dois downloads ao mesmo tempo, mas só para aplicativos novos. Antes disso, só era possível baixar um app por vez.
Os testes para downloads simultâneos vinham acontecendo há um bom tempo, com relatos desde 2019. Em março de 2024, uma análise do código da versão 40.0.13 da Play Store encontrou flags editáveis, que poderiam permitir até cinco downloads simultâneos, no caso de novos apps. Já atualizações só poderiam ser baixadas separadamente.
O Google não fez nenhum anúncio sobre estas mudanças. Portanto, não dá para saber se ela faz parte de uma versão específica da Play Store ou quando ela será liberada para todos os usuários. O único jeito de saber se você recebeu é tentando instalar ou atualizar mais de um app ao mesmo tempo.
Mudança pode acelerar atualizações de apps
As novas mudanças levam os downloads simultâneos também para os updates — o que faz mais sentido. Geralmente, você precisa instalar muitos aplicativos de uma só vez quando está configurando um novo smartphone. Depois disso, é muito mais raro precisar baixar dois novos apps ao mesmo tempo.
Por outro lado, updates são muito mais frequentes — dificilmente seu celular passa um dia sem atualizar pelo menos um dos apps instalados. Por mais que o Android deixe para fazer isso à noite, agilizar processos é uma mudança bem-vinda.
App Store já permitia três downloads ao mesmo tempo
Com estas alterações, a Google Play Store fica em pé de igualdade com a App Store da Apple, que permite instalações ou atualizações simultâneas para até três apps.
Com informações: 9to5Google, Android Police, The Verge
Android: Google Play Store poderá baixar até três apps ao mesmo tempo