O WhatsApp está desenvolvendo uma opção para criar filtros personalizados na lista de conversas. Com eles, o usuário poderá separar os contatos de forma manual, sem precisar ficar tão preso às seleções fornecidas pelo próprio aplicativo.
O recurso foi encontrado no código da versão 2.24.20.13 do app para Android, ainda em versão beta. Não é a primeira vez que desenvolvedores independentes descobrem que a Meta está trabalhando neste recurso — ele foi visto pela primeira vez em agosto de 2024, na versão 2.24.18.16.
Ao criar uma lista, o usuário pode escolher quais contatos ou grupos ficarão nela. O filtro passa a aparecer na parte superior da interface, ao lado das opções padrão (Todas, Não lidas, Favoritos e Grupos). Nesta atualização mais recente da versão beta, aliás, há um botão para adicionar rapidamente um novo filtro. Ele fica logo à direita das listas pré-configuradas.
Filtros ajudam a organizar o WhatsApp
Os filtros para conversas foram lançados oficialmente em abril de 2024. Atualmente, a única lista que permite seleção manual é a de Favoritos. No entanto, ela pode não atender a todas as necessidades.
Com os novos filtros, o usuário poderá separar, por exemplo, colegas de trabalho, amigos da faculdade, familiares, grupos de um mesmo assunto, entre muitas outras possibilidades.
Telegram tem pastas com mais opções
Apesar de ser uma novidade no WhatsApp, o recurso existe há alguns anos no Telegram, principal concorrente do mensageiro da Meta. Por lá, ele se chama Pastas e dá mais opções.
É possível, por exemplo, criar uma pasta para adicionar automaticamente todas as conversas com contatos, por exemplo, ou fazer o contrário, só com pessoas que não estão na lista de números salvos. Há ainda opções para bots, canais, grupos, bem como escolher manualmente os contatos.
Com informações: WABetaInfo