Você pode usar aplicativos de terceiros, como Speaker Cleaner (Android) e Limpador de alto-falante (iOS), a fim de reproduzir som para tirar água do celular.
O método é voltado para eliminar gotículas d’água dos alto-falantes, caso você tenha derramado água no celular ou tenha derrubado o aparelho em uma poça, por exemplo.
Contudo, o procedimento é recomendável para dispositivos com resistência à água. Se o aparelho não tiver certificação IPX7 ou IP68, é melhor desligá-lo imediatamente, para evitar a queima de algum componente interno.
A seguir, saiba como usar áudio para tirar água do celular (Android ou iPhone)
Índice
Como emitir um som para tirar água do celular Android
1. Abra a Play Store e baixe o aplicativo Speaker Cleaner
Abra a Play Store em seu dispositivo Android. Em seguida, baixe o aplicativo Speaker Cleaner, da GeniusTools Labs. O app para expelir água do alto-falante tem uso gratuito, mediante a anúncios.
2. Use o app para ejetar água dos alto-falantes do celular
Abra o aplicativo Speaker Cleaner e toque no “x” para fechar qualquer pop-up referente a planos pagos ou testes gratuitos. Selecione “Mode 1” e vá em “Start Cleaning” a fim de reproduzir som para tirar água do celular. Repita o processo nos demais modos, se necessário.
Como emitir um som para tirar água do iPhone
1. Baixe o app Limpador de alto-falante pela App Store
Inicie a App Store em seu celular. Depois, baixe o aplicativo gratuito Limpador de alto-falante, da DREAMTEAM APPS, usado para tirar água do iPhone.
2. Reproduza som com o app para tirar a água do celular
Abra o aplicativo baixado como ClearTune e feche qualquer janela com oferta de planos pagos ou testes. Em seguida, selecione o tipo de onda sonora, escolha a velocidade, e toque no botão de reprodução a fim de tocar o áudio para tirar água do celular. Repita o processo em outras configurações, se necessário.
O som pode tirar água de todo o celular?
Não, já que reprodução de sons em frequências específicas foca na retirada de gotículas d’água dos alto-falantes. Tenha em mente que a técnica não poderá secar o celular por completo ou remover quantidades de água que atingiram bateria, placa-mãe e outros componentes internos.
Usar um som para tirar água do celular pode danificar os alto-falantes?
Não, mas requer atenção em alguns pontos. Tratando-se de processos, a reprodução de sons em frequências específicas é uma técnica não invasiva, usada para causar vibração nos alto-falantes e fazer eles tremerem. Esse movimento é forte o suficiente para expulsar gotículas d’água pelas entradas do dispositivo.
Acontece que o aparelho não pode conter água nos componentes internos para este método, já que o processo é feito com o celular ligado e pode causar curto-circuito. Dispositivos com certificação IPX7 ou IP68 têm maior proteção para barrar a água, mas celulares sem esse selo ficam mais vulneráveis.
Para celulares sem a certificação de resistência à água, é recomendado que o método seja feito após o celular ter secado em ambiente arejado. E caso esteja com receio sobre a possibilidade de água no interior do celular, a melhor opção é levar o dispositivo a uma assistência técnica.
Posso usar um secador para tirar água do celular?
Não. O vento do secador empurrará as gotículas de água para dentro do dispositivo, ao invés de expulsá-las. Além disso, a temperatura quente do secador pode derreter componentes internos do smartphone, resultando em outros tipos de danos.
A primeira das recomendações caso deixe o celular cair na água é desligar o dispositivo. Em seguida, retire dispositivos removíveis (como cartão SIM), e seque o excesso de água do aparelho. Deixe o celular em um ambiente arejado, e religue-o após, no mínimo, cinco horas.