Metrô do Rio ganha lockers para receber encomendas dos Correios

Armário inteligente com a marca dos Correios localizado em uma estação de metrô. O equipamento é composto por uma estrutura metálica, com várias portas individuais. No centro há uma tela de computador com leitor de QR Code para que o sistema seja operado pelo usuário.
Lockers dos Correios estão disponíveis em oito estações (Imagem: Divulgação/MetrôRio)

Compras online são práticas, mas receber as encomendas nem sempre é uma tarefa fácil se no seu endereço não tem alguém disponível para atender o entregador. Para facilitar esse processo, o Metrô do Rio de Janeiro passa a contar com armários inteligentes para recebimento de pacotes dos Correios.

Os lockers dos Correios estão disponíveis nas seguintes estações do MetroRio:

  • Uruguai/Tijuca
  • Saens Peña/Tijuca
  • Carioca/Centro
  • Coelho Neto
  • Triagem
  • Carioca/Centro
  • Cantagalo/Copacabana
  • São Conrado

Além do metrô do Rio de Janeiro, os Correios também disponibilizam lockers em outras localidades. A rede de armários ainda é enxuta, mas atualmente existem pontos de coleta automática em 40 cidades de sete estados brasileiros.

Essa não é a primeira vez que o MetrôRio recebe lockers. Em 2019, 38 estações ganharam armários da CliqueRetire. De acordo com a companhia, essas instalações não estão mais disponíveis.

Como funcionam os lockers dos Correios?

Diversas lojas virtuais já são integradas com a retirada via Correios, o que facilita o envio para os armários inteligentes. Se esse não for o caso, o cliente poderá colocar o CEP do locker, que pode ser encontrado diretamente no site da dos Correios. O CPF deverá ser informado no campo de complemento de endereço.

Os lockers aceitam encomendas do tipo Sedex, PAC, Mini Envios e o serviço internacional Packet, Colis Postaux, Prime Exprès e EMS. Para retirar a encomenda, o cliente deverá exibir o QR Code ao leitor integrado ao armário, que abrirá automaticamente a porta para retirada do produto.

Correios Locker (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)
Locker dos Correios chega às estações de metrô do Rio (Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)

O cliente receberá o QR Code via SMS, e-mail ou na plataforma Meu Correios, onde deverá fazer o cadastro com seu CPF. Não é cobrado nenhum custo extra para fazer a retirada de um pacote no locker.

Como a encomenda é colocada pelo entregador no locker, não é necessário assinar nada no recebimento. O destinatário poderá retirar seu pacote durante todo o horário de funcionamento das estações do MetrôRio: de segunda à sábado, das 5h à meia-noite, e nos domingos e feriados, das 7h às 23h.

É preciso se atentar para o peso máximo de até 30 kg, e os pacotes também precisam estar dentro das dimensões aceitas (47 cm x 31 cm x 27 cm). Caixas que estiverem em desacordo com o peso e tamanho serão encaminhadas para retirada na agência mais próxima dos Correios.

Antes de fazer uma compra online e enviar para o locker, certifique-se de que a entrega é feita via Correios utilizando um dos métodos de envio aceitos. Pacotes enviados por transportadoras privadas não são aceitas, e esse tipo de envio é comumente utilizado por lojas como Amazon, Mercado Livre, Shopee e Magazine Luiza.

Metrô do Rio ganha lockers para receber encomendas dos Correios